Pelo menos cinco pessoas morreram nos incêndios florestais que estão a afetar o norte da Califórnia e ameaçam dezenas de milhares de casas, informaram as autoridades norte-americanas na quinta-feira.
Harrowing footage shows people fleeing their homes in Winters, California, as massive wildfire that started in Napa County spread east overnight.
Tens of thousands of people across the state have been ordered to evacuate their homes because of wildfires. https://t.co/i1YupHOiGB pic.twitter.com/ZZ1GKF73fd
— ABC News (@ABC) August 21, 2020
A morte de um residente no condado de Solano, no nordeste da área da baía de São Francisco, foi avançada esta quinta-feira pelas forças policiais. Outras três pessoas morreram no condado de Napa desde o início dos incêndios e, no total, mais de 30 civis e bombeiros ficaram feridos. Um piloto que participava numa operação de combate aos incêndios também morreu na quarta-feira, quando o helicóptero caiu.
O governador Gavin Newsom abordou os incêndios florestais num vídeo de última hora gravado para a Convenção Nacional Democrata, que terminou esta madrugada, defendendo que os incêndios que assolam o estado são uma evidência clara das mudanças climáticas.
Spoke at the #DemConvention outside of an evacuation center due to the raging fires across CA.
We cannot afford to waste another moment. Another cycle. Another year denying climate change. Refusing science.
VOTE. And for @JoeBiden. Like your life depends on it. Because it does. pic.twitter.com/rRSjnjxhTv
— Gavin Newsom (@GavinNewsom) August 21, 2020
“Se você nega as mudanças climáticas, venha para a Califórnia”, desafiou.
Mais de duas dúzias de grandes incêndios na Califórnia sobrecarregaram a capacidade de combate às chamas naquele estado.
Os fogos destruíram 175 estruturas, incluindo casas, e ameaçam mais de 50 mil, disse o vice-diretor adjunto do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios do estado, Daniel Berlant.
Mais de dez mil bombeiros estão na linha de frente, alguns deles a trabalharem em turnos de 72 horas, em vez das 24 horas habituais.