(em atualização)

Miguel Oliveira conseguiu a primeira vitória de sempre no Moto GP no Grande Prémio da Estíria e as reações ao feito histórico acumulam-se nas redes sociais.

Histórico: Miguel Oliveira consegue primeira vitória de sempre no Moto GP no Grande Prémio da Estíria

Para Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo, este “foi o culminar de um prémio fantástico”. Considerando esta uma “vitória merecidíssima”, diz à Rádio Observador que nunca teve “dúvidas de que ele ia chegar aqui”. “Chegar ao nível mais alto do motociclismo de velocidade não se consegue de um dia para o outro. O Miguel começou na altura certa, teve muita gente a ajudá-lo, mas, sobretudo, tem um talento enorme, enorme. Aqui está, temos a primeira vitória com as nossas cores.”

Jorge Viegas deixa ainda ficar um alerta: “Espero que Portugal comece a olhar mais para os nossos atletas e para as nossas corridas”.

O Presidente da República também parabenizou Miguel Oliveira. No site da presidência lê-se que este é “um feito extraordinário de um promissor piloto português, que muito orgulha Portugal e os Portugueses e que merece o reconhecimento do Presidente da República”. A nota continua: “O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa faz ainda votos para que esta vitória se repita em solo português, na última corrida do campeonato do mundo de MotoGP que se disputará em novembro no Algarve”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto as Seleções Nacionais de futebol, futsal e futebol de praia mostram, via Twitter, o “orgulho” pela vitória do piloto de 25 anos, a Marinha portuguesa garante que “quando vence um português, vencemos todos”.

A GNR aproveitou a ocasião para publicar uma fotografia em que Miguel Oliveira surge lado a lado com dois agentes da polícia. “Parabéns Miguel Oliveira pela tua primeira vitória numa corrida do MotoGP! Continua a lutar pelas vitórias, tal como a GNR o faz na prevenção da sinistralidade rodoviária“, lê-se na legenda.

Parabéns Miguel Oliveira pela tua primeira vitória numa corrida do MotoGP! Continua a lutar pelas vitórias, tal como a GNR o faz na prevenção da sinistralidade rodoviária. ???? ???????????? #turma88

Posted by GNR – Guarda Nacional Republicana on Sunday, August 23, 2020

Também os principais clubes portugueses — Benfica, Sporting e Porto — publicaram notas nas redes sociais para felicitar o piloto. O clube leonino escreve até na legenda que acompanha o vídeo de Miguel Oliveira a erguer a taça: “A levar mais alto o nome de Portugal”.

Pizzi não ficou indiferente à vitória deste domingo: o jogador do Benfica partilhou no Instagram uma fotografia com o “enorme” Miguel Oliveira, que considera ainda ser “um orgulho para todos os portugueses”.

“Vitória histórica para mim, Portugal, para a minha família e equipa. Estou sem palavras para agradecer o vosso apoio”, escreveu Miguel Oliveira numa publicação do Instagram que em cerca de três horas tinha mais de 106 mil “likes”. As reações não se fizeram esperar — mais de seis mil comentários —, incluindo de algumas das estrelas do desporto nacional.

Entres os comentários estão os dos futebolistas Futre, Pizzi e Jessica Silva, da atleta Patricia Mamona, do piloto de ralis Bernardo Sousa, do piloto de testes Dani Pedrosa, do canoista Fernando Pimenta, do ciclista Rui Costa, do tenista João Sousa ou do treinador André Villas Boas. E ainda do artista Vhils e do chef Chakall, por exemplo.

Quem não deixou de dar os parabéns ao piloto português foi a Hyundai, um dos patrocinadores oficiais: “Miguel, é com muito orgulho que te vemos enfrentar os desafios e saíres vencedor. Temos a certeza de que a estrada, que juntos percorremos, ainda te reserva muitas vitórias. Parabéns, campeão.”