A Câmara Municipal da Guarda vai atribuir apoios económicos no valor de cerca de 75 mil euros aos alunos que vão frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) público e particular no concelho, foi esta segunda-feira anunciado.

A autarquia presidida por Carlos Chaves Monteiro refere em comunicado que com o apoio económico atribuído a todos os alunos 1.º CEB “continua a investir em medidas de promoção do acesso à igualdade de oportunidades e de promoção do sucesso escolar”.

“Estes apoios materializam-se na oferta dos livros suplementares de fichas a todos os alunos do 1º ciclo e apoio monetário para a aquisição de material escolar, no valor de 60 euros, aos alunos posicionados no escalão A e B da Ação Social Escolar”, explica o município da Guarda em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, o investimento que rondará os 75 mil euros é uma das formas de a autarquia “promover a igualdade no acesso ao ensino e minimizar os encargos financeiros das famílias com a Educação, tendo também em conta os tempos difíceis e incertos que estas estão a atravessar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além destes apoios, a Câmara Municipal da Guarda disponibiliza ainda a todas as crianças que frequentam a rede pública de Ensino Pré-Escolar e do 1.º CEB uma Rede de Componentes de Apoio à Família que acolhe as crianças em horários não letivos, de manhã e de tarde, e assegura o fornecimento da refeição (almoço).

No ano letivo de 2020/2021, o município continuará a garantir o transporte escolar dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário, “sempre e quando a distância da residência ao estabelecimento de ensino frequentado for superior a três quilómetros, dependendo se o mesmo está ou não equipado com cantina/refeitório”.

É também assegurado o transporte em circuitos especiais a alunos com necessidade de transporte adaptado, independentemente da distância da sua residência ao estabelecimento de ensino que frequentam.

A autarquia salienta na nota que “continua empenhada em valorizar e dar prioridade a políticas educativas e sociais, reforçando todo o apoio para que os jovens do concelho da Guarda possam ter acesso a uma educação com sucesso, colaborando desta forma na construção de um território educativo de qualidade”.