O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) renovou automaticamente cerca de 47 mil autorizações de residência a cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, através da sua nova funcionalidade online.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, o SEF adianta que do total de autorizações de residência renovadas automaticamente, 49% corresponde a cidadãos de nacionalidade brasileira, a maioria por motivos de trabalho e por reagrupamento familiar.

O novo serviço online foi ativado a 21 de julho e permite renovar o título de residência sem necessidade de deslocação a um balcão de atendimento, sendo intenção do SEF alarga-lo a outras categorias de estrangeiros residentes em Portugal.

Para a renovação da autorização de residência para cidadãos estrangeiros residentes em Portugal os interessados acedem à área pessoal e escolhem a funcionalidade “Renovação Automática” do título de residência.

“Depois de pagas as taxas, o cidadão recebe a Autorização de Residência na sua morada”, explicou o SEF.

A disponibilização deste novo serviço dá cumprimento ao despacho nº 5793-A/2020, que visa a implementação de um procedimento simplificado de instrução dos pedidos de concessão de autorização de residência e tem como objetivo mitigar as consequências que resultaram da pandemia de Covid-19.