Onze concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Quatro distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão até quarta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente.

É que o IPMA prevê para esta segunda-feira uma subida de temperatura, em especial da máxima, exceto no Algarve onde deverá descer. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Bragança) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 29 (na Guarda e em Leiria) e os 37 (em Évora e Santarém).  Está previsto no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral Centro, e vento em geral fraco predominando do quadrante norte, soprando por vezes moderado na faixa costeira.

Assim, em risco máximo estão os concelhos de Castelo Branco, Fundão, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, (Castelo Branco), Mação, Sardoal (Santarém), Gavião, Nisa, Marvão (Portalegre), São Braz de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro em risco muito elevado de incêndio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quatro distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão a partir desta segunda-feira e até quarta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo entre as 15h00 desta segunda-feira e as 19h00 de quarta-feira e o arquipélago da Madeira até às 21h00 de quarta-feira, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam esta segunda-feira risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores, exceto as ilhas das Flores e do Faial, que estão com níveis elevados.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.