O novo VW Golf já nos tinha surpreendido ao propor versões a gasolina, diesel e mild hybrid, mas agora prepara-se para avançar com dois modelos híbridos plug-in, que aliam motores de combustão a gasolina a unidades eléctricas para reduzir os consumos e as correspondentes emissões de dióxido de carbono (CO2).

Esta duplicidade de oferta acontece pela primeira vez, numa tentativa de servir, por um lado, os condutores que procuram emoções e uma capacidade de aceleração próximas das que caracterizam um GTI, na versão denominada GTE,  e, por outro lado, para os condutores que visam uma solução mais acessível, mas igualmente rápida, apesar de menos potente, a nova eHybrid.

Os Golf eHybrid e GTE montam uma bateria de 13 kWh, com o motor eléctrico que assiste a unidade a gasolina a debitar 109 cv. Destina-se a dar apoio ao motor 1.4 turbo a gasolina, a funcionar segundo o ciclo Miller para ser mais “poupadinho”. No cômputo geral e devido a uma diferente gestão de energia, o eHybrid fornece um total de 204 cv, para o GTE atingir 245 cv, sensivelmente a potência do GTI.

Na Alemanha, o Golf GTE é proposto por 41.700€, contra 39.800€ do Golf eHybrid, um posicionamento demasiado próximo para a versão mais potente. Isto explica que, em Portugal, a SIVA tenha decidido avançar apenas com a versão mais possante, a GTE, que deverá chegar ao mercado nacional no início de Outubro, por cerca de 40.900€.

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