Na missa do último domingo, 23 de agosto, o padre António Firmino Lopes, da Paróquia de São João Batista, no Brasil, desejou a morte aos fiéis que não têm marcado presença na igreja por causa da pandemia. No pequeno discurso, que entretanto está a circular nas redes sociais em formato vídeo, é possível ouvir o padre a afirmar que as pessoas que não fazem parte do grupo de risco e que mesmo assim escolhem não ir à igreja “não possuem fé”.

“A gente vai vendo quem realmente ama a eucaristia… Porque tem alguns católicos, engraçado, que têm saúde, têm tudo e dizem: ‘Só vou à Igreja quando tiver a vacina’. Tomara que não apareça vacina para essas pessoas. Ou que morram antes de a vacina chegar, não é?”, disse António Firmino, citado pelo título brasileiro Época da rede Globo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nota de retratação do Revmo. Padre Antônio Firmino Lopes Lana, pároco.

Retratação do Revmo. Padre Antônio Firmino Lopes Lana, pároco.

Posted by Paróquia São João Batista – Visc. Rio Branco on Tuesday, August 25, 2020

As declarações do padre geraram muita polémica nas redes sociais, tanto que o padre serviu-se do Facebook para na terça-feira pedir desculpa pelo “comentário infeliz”, pedindo ainda que rezem por ele: “Rezem por mim. Eu sou fraco também, sou pecador. Tenho as minhas misérias e preciso da misericórdia de todos vocês. Fiquem com Deus.”