A Liga norte-americana de basquetebol (NBA) anunciou esta quinta-feira que mais três jogos dos play-offs, marcados esta noite, foram adiados devido aos boicotes em protesto por Jacob Blake, com o presidente norte-americano a dizer que esta é “uma organização política”.

Em comunicado, a NBA anuncia o adiamento dos jogos, um dia depois de o boicote dos Milwaukee Bucks ter gerado uma “onda” histórica no desporto dos Estados Unidos de outras medidas semelhantes, pedindo justiça após o afro-americano Jacob Blake ter sido repetidamente baleado por um polícia.

Histórico: Bucks boicotam jogo com Magic por novo caso de abuso policial, equipas seguem exemplo e NBA cancela partidas da noite

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em conferência de imprensa sobre vários assuntos antes da noite em que vai discursar enquanto nomeado dos republicanos para as eleições presidenciais de 3 de novembro, Donald Trump criticou a decisão dos organizadores e disse desconhecer o que se tem passado em Orlando.

Não sei muito do protesto da NBA. Sei que as audiências [televisivas] estão muito más, as pessoas estão um bocado cansadas da NBA. São como uma organização política, e isso não é bom”, atirou o presidente norte-americano.

A direção da liga, que já soma seis adiamentos, afirmou esperar “que seja possível retomar os jogos na sexta-feira ou sábado”, com um encontro marcado para esta quinta-feira entre alguns jogadores, que falarão pela classe, os donos das 13 equipas presentes na “bolha” Covid-19 em Orlando, cidade da Florida onde se jogam as partidas, e representantes da associação de jogadores, além do presidente do Comité de Questões Laborais da NBA, o antigo jogador e dono dos Hornets Michael Jordan.

Também a liga feminina, a WNBA, adiou três jogos, após a ameaça de boicotes na “bolha” de Bradenton, também na Florida, dando seguimento ao movimento que protesta contra a injustiça racial e os incidentes de domingo em Kenosha, no Wisconsin.

Durante a madrugada, e após o movimento iniciado pelos Bucks, que não compareceram em campo para o jogo cinco dos play-offs com os Orlando Magic, jogadores da principal liga de futebol (MLS) boicotaram cinco jogos na noite de quarta-feira, num protesto coletivo contra a injustiça racial.

Dois outros jogos da principal liga de beisebol (MLB) e do campeonato feminino de basquetebol (WNBA) também ficaram por disputar, o mesmo acontecendo com as três partidas dos play-off da NBA (liga principal de basquetebol).

Blake foi gravemente ferido no domingo em Kenosha, no Wisconsin, onde também duas pessoas morreram na noite de terça-feira num eventual ataque feito por um homem branco, que foi filmado por um telemóvel a abrir fogo no meio da uma estrada com uma espingarda semiautomática.