A PSP perseguiu e deteve em Vila Nova de Gaia um homem que levava 20 quilos de haxixe, numa operação em que os agentes recorreram a armas de fogo após o suspeito os tentar atropelar, disse fonte policial.

O caso ocorreu na quarta-feira à noite e, segundo Antony Alves, da Divisão de Investigação Criminal da PSP, o homem, de 38 anos, foi mandado parar quando transportava um saco “de grandes dimensões”, mas fugiu, primeiro a pé e depois de carro. “Foi nesta altura que tentou atropelar os nossos agentes, que efetuaram dois disparos para o ar e dois para os pneus traseiros da viatura em fuga”, explicou a fonte à agência Lusa.

O homem acabou por ser intercetado e detido ainda no concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, na posse dos 20 quilos de haxixe, que foram apreendidos.

A polícia apreendeu-lhe ainda 412 euros e três telemóveis, além do automóvel utilizado na fuga e no transporte da droga.

Antony Alves disse que o homem está condenado em primeira instância judicial a nove anos e meio de prisão por tráfico de droga, num processo à espera de reavaliação num tribunal de recurso.

A fonte acrescentou que o homem é também suspeito por tentativa de homicídio, num processo ainda em investigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR