A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, lamentou este sábado que António Costa esteja a tentar encostar a esquerda à parede. “Não é o primeiro ultimato sobre crise política”, lamenta a deputada. “Não resolve nada e não mobiliza ninguém”, escreveu no Twitter esta manhã.

“Precisamos, isso sim, de respostas fortes à crise sanitária, social e económica. Desde logo, no OE2021”, acrescentou Catarina Martins, que promete não dar relevância às palavras do primeiro-ministro: “O Bloco concentra-se nas soluções para o país”.

A reação de Catarina Martins surge depois de António Costa ter pressionado a esquerda a negociar um acordo para a legislatura, em entrevista ao Expresso. “Se não houver acordo, é simples: não há Orçamento e há uma crise política”, garantiu o primeiro-ministro. “Aí estaremos a discutir qual é a data em que o Presidente terá de fazer o inevitável”.

“Quem não quer assumir responsabilidades deve dedicar-se a outra atividade”, criticou Costa. “Os outros partidos não querem ter responsabilidades pelo desemprego de janeiro de 2022? Quem foge das responsabilidades relativamente aos problemas foge da responsabilidade de definir as soluções. Se queremos que haja menos desemprego em 2022, temos de atempadamente definir as políticas”, disse o primeiro-ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR