O incêndio que deflagrou na última quinta-feira e atingiu a província de Huelva, em Espanha, encontra-se estabilizado, segundo informações das autoridades espanholas prestadas na segunda-feira. Foram quatro dias de trabalhos intensos e, de acordo com as primeiras estimativas, citadas pelo El País, mais de 12 mil hectares foram destruídos na sequência dos fogos.

No último domingo participaram 25 meios aéreos e mais de 509 militares nas tarefas de extinção deste incêndio, que obrigou a retirar cerca de 3.200 pessoas de suas casas em seis municípios e até 13 núcleos populacionais

“É o maior incêndio desde o início do ano na Andaluzia”, disse à AFP um porta-voz dos agentes florestais da região. O fogo começou às 14h15 de quinta-feira (13h15 em Lisboa) na zona de Olivargas de Almonaster la Real — até segunda-feira, os serviços de emergências já tinham atendido a mais de 600 chamadas relacionadas com este incidente.

“O que nos preocupa é o fumo, razão pela qual as autoridades deslocam os residentes das localidades”, explicou à data um porta-voz do organismo florestal.

O exército foi convocado para ajudar as centenas de bombeiros no local, numa altura em que o incêndio estava a ser combatido em terra e também com meios aéreos.

Notícia atualizada às 9h45 de terça-feira com as informações de que o incêndio já se encontra estabilizado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR