Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém e Portalegre apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Setúbal, Lisboa, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança.

De acordo com o IPMA, o risco de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira.

Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Em risco muito elevado estão os distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro (no continente), a ilha do Faial (Açores) e o arquipélago da Madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu e Bragança (continente), e as ilhas das Flores, Terceira e São Miguel (Açores) estão esta segunda-feira com níveis muito elevados.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte no final do dia e pequena subida da temperatura máxima.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se gradualmente fraco a moderado do quadrante norte a partir da tarde, sendo por vezes forte nas terras altas até ao início da manhã.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em Faro) e a máxima entre os 23 (na Guarda) e os 33 (em Beja e Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.