Há quase um mês, no dia em que foi apresentado no Seixal como o novo treinador do Benfica, Jorge Jesus recorreu ao Instagram para partilhar uma imagem que assinalava o regresso à Luz e deixava como legenda o lema dos encarnados — “de todos, um”, eternizado em latim, e pluribus unum, no símbolo do clube. Esta terça-feira, no mês anterior ao ato eleitoral mais incerto desde que Luís Filipe Vieira chegou à liderança dos encarnados, o presidente utilizava precisamente o mesmo lema como título de uma comunicação aos sócios e adeptos, publicada no site oficial do clube.

“Estamos em vésperas do arranque da próxima época e, apesar dos tempos de incerteza que ainda vivemos, quero deixar uma palavra de confiança a todos os Benfiquistas. Uma confiança alicerçada numa redobrada ambição que nos levou à contratação de uma nova equipa técnica de reconhecida qualidade, liderada pelo treinador com mais títulos na história do Sport Lisboa e Benfica e pela capacidade de ir ao mercado contratar jogadores internacionais de enorme prestígio”, começa por dizer Vieira, deixando o elogio a Jorge Jesus e garantindo mais à frente que a estratégia do clube neste mercado de transferências tem sido “ter acesso a talentos que noutras circunstâncias estariam fora de hipóteses” para o Benfica, graças a um “nivelamento por baixo dos valores”.

“Só uma pessoa e um clube é que me podiam convencer a sair do Brasil”. Jorge Jesus apresentado como novo treinador do Benfica

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, e neste capítulo específico de chegar a nomes com relevância no mercado europeu — Vertonghen é reforço, Cavani ainda pode estar em cima da mesa, Mariano Díaz é uma opção que ainda não está afastada –, o presidente encarnado garante o fator decisivo é a “credibilidade”. “Como tenho dito, a credibilidade é um dos nossos principais títulos conquistados. E só a forte e reputada credibilidade que temos no mercado possibilita fazer este reforço do plantel com uma gestão eficaz e racional do seu esforço, diluído ao longo de vários anos”, destaca Luís Filipe Vieira, acrescentando depois o “reconhecimento unânime à qualidade do projeto e das infraestruturas” e os “depoimentos de todos os técnicos e jogadores” que já passaram pela Luz à lista de motivos para os sucessos do Benfica no que toca a contratações.

“Vimos de uma década com resultados desportivos no futebol só superada pela década de sessenta, voltámos a ver o nosso Clube em duas finais europeias nos seniores e três nos juniores, em sequência de uma estratégia e rumo de aposta no centro de formação do Seixal que é tida como exemplo internacionalmente. Tivemos a melhor década de sempre de vitórias nas modalidades”, recorda o presidente encarnado, abrindo a porta a uma linha de pensamento que já se aproxima mais de um discurso de campanha do que de uma simples mensagem aos sócios e adeptos.

“Como sempre e desde a primeira hora, só esse tem sido o meu foco, trabalhar em prol do Benfica. E neste momento, mais do que nunca face aos tempos de incerteza que vivemos, defender o Clube e reforçar os seus pilares com os olhos postos num futuro ainda mais ganhador”, termina Luís Filipe Vieira.

Opositores aumentam críticas mas reflexão de Vieira não coloca em causa ida às urnas nas próximas eleições