O bispo emérito de Santarém, Manuel Pelino, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, em Fátima, a quarta que contará com peregrinos desde o fim do confinamento e que integrará a VI Peregrinação da Comunidade Surda.

A Peregrinação Internacional Aniversária, que celebra a quinta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, regista, pelo segundo mês consecutivo, a presença de grupos estrangeiros no Santuário, segundo uma nota do Santuário de Fátima.

A fonte refere em comunicado enviado à agência Lusa que o programa da Peregrinação Internacional Aniversária, a quarta que contará com peregrinos desde o fim do confinamento e a segunda com grupos estrangeiros inscritos, começa no dia 12, às 21h30, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, seguindo-se a Procissão das Velas e uma celebração da palavra no Altar do Recinto de Oração.

No dia 13, às 09h, terá lugar o Rosário Internacional e depois a missa com a Bênção do Santíssimo, terminando com a Procissão do Adeus. A fonte lembra que, no ano passado, nesta peregrinação, “fizeram-se anunciar no Santuário de Fátima 570 grupos, 407 dos quais estrangeiros, num total de mais de 172 mil peregrinos entre portugueses e estrangeiros que se inscreveram nos serviços do Santuário”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Peregrinação Internacional Aniversária deste mês, que integrará a VI Peregrinação da Comunidade Surda ao Santuário de Fátima, é promovida pelo Santuário de Fátima em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário.

Segundo o comunicado, “foi com ‘muita alegria’, que o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, comunicou através de uma mensagem de vídeo a realização desta peregrinação e na qual deixou o convite a ‘este momento que é de encontro, de oração, de alegria e convívio'”.

O programa da VI Peregrinação da Comunidade Surda começa no sábado, dia 12, pelas 17:30, com o acolhimento.

Pelas 21h30, os elementos da mesma comunidade participam no Rosário e na Procissão das Velas, dois momentos inseridos no programa da Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, onde será recitado um mistério em Língua Gestual Portuguesa por um peregrino surdo. E, pelas 22:30, participam na celebração da Palavra e na Procissão do Silêncio.

No domingo, dia 13, o programa tem início pelas 10h, com uma Catequese sobre a mensagem de Fátima e, pelas 15h, haverá missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, na Basílica da Santíssima Trindade.

A primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas.

A peregrinação realizou-se “dois anos depois de o Santuário ter começado a oferecer uma missa semanal com interpretação em Língua Gestual, como forma integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais”, é recordado.

O Santuário de Fátima refere que a aparição ocorrida em 13 de setembro de 1917 registou “a primeira grande multidão”, pois “segundo relatos da época deveriam estar entre 20 mil a 30 mil pessoas na Cova da Iria”.