Gucci

Avenida da Liberdade, 180. De segunda-feira a sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 12h às 19h

A loja da marca italiana não é uma completa novidade, mas esteve fechada para remodelações e reabriu em agosto com uns bons metros quadrados a mais, cerca de 300 no total. Outrora dedicada sobretudo aos acessórios, a nova Gucci reabriu em Lisboa com tudo — as coleções de vestuário feminina e masculina, as malas, os sapatos, os relógios, as sedas e os óculos. As mudanças, que começaram ainda em 2019, representam um investimento de 2,5 milhões de euros por parte do Grupo Amorim Luxury. Como seria de imaginar, não foram poupados esforços para criar uma aura de luxo. Com interiores pintados à mão (por mãos italianas, claro), cadeiras estofadas a veludo e peças de mobiliário vintage, eis uma das joias da coroa da Avenida.

© Divulgação

FV Concept Store

Embaixada, Praça do Príncipe Real, 26, Lisboa. De segunda-feira a domingo, das 12h às 20h

O Mercadito da Carlota é um caso de sucesso atestado. Agora, a influenciadora digital Fernanda Velez abre a primeira loja com uma amostra das marcas portuguesas que tem por hábito divulgar. A moda é o prato forte. Buzina, Kaoâ Shop e BYOU são algumas das etiquetas presentes no recém-inaugurado espaço, embora a joalharia também esteja em destaque, com a Cinco Store e Carolina Curado a contribuírem para o brilho da FV Concept Store.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Divulgação

Dsquared2

Avenida da Liberdade, 215, Lisboa. De segunda-feira a sábado, das 10h30 às 19h30

A oferta de marcas internacionais da Avenida da Liberdade, em Lisboa, não pára de crescer. A mais recente novidade é a italiana Dsquared2, marca fundada em 1996 pelos gémeos Dan e Dean Caten. A nova loja estende-se ao longo de 240 metros quadrados, por trás de uma fachada fiel à arquitetura dos ricos prédios lisboetas. Lá dentro, os criadores exibem peças das coleções feminina e masculina, incluindo as linhas de cocktail e vestidos de noite, bem como de fatos feitos por medida. O toque descontraído e desportivo da marca salta à vista sobretudo nos acessórios, além da moda de praia e da roupa interior. Não há dúvidas: o universo Dsquared2 aterrou na capital.

© Divulgação

Max Mara

Rua das Carmelitas, 104, Porto. De segunda-feira a domingo, das 10h às 13h30 e das 14h30 às 19h

A norte, a moda italiana também dá cartas. Acabada de inaugurar, e pela mão da Marques Soares, a nova loja da Max Mara reúne num único espaço as peças e silhuetas a que a marca já habituou as suas clientes mais fiéis — longos sobretudos de inverno, uma paleta sóbria e peças de corte clássico e intemporal. As boas notícias não ficam por aqui. Quem tem cartão de cliente da cadeia de lojas portuguesa também poderá usá-lo aqui.

© Divulgação

Bstrong Chiado

Rua Nova do Almada, 96, Lisboa. De segunda-feira a sábado, das 10h às 20h

Depois dos centros comerciais, onde este grupo português já conta com mais de uma dezena de lojas, de norte a sul do país, eis que inaugura a primeira Bstrong na rua. O local escolhido foi o mais privilegiado possível. Em pleno Chiado, estão reunidos aquelas que, há anos, são as marcas fortes do catálogo — Adidas, Converse, Fred Perry, Le Coq Sportif, New Balance, Nike, Puma, Reebok, Vans, entre muitas outras. Os ténis (ou sapatilhas) são, claro, o prato forte deste espaço, que se divide entre uma oferta para os públicos masculino e feminino e ainda para crianças.

© Divulgação

Photo Book Corner

Rua Marquês Sá da Bandeira, 86C, Lisboa. De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e sábado e domingo, das 12h às 18h

O projeto tem oito anos, mas só este verão ganhou um espaço físico. Chama-se Photo Book Corner, fica mesmo ao pé da Gulbenkian e é uma pequena loja especializada em livros de fotografia. Rui Ribeiral é um apaixonado pela oitava arte e em 2012 criou uma plataforma online, essencialmente virada para um público internacional. Agora, as novidades, bem como algumas obras inéditas, podem ser vistas ao vivo, tocadas e cheiradas, tal como qualquer livro. Autores como JH Engström (Suécia), Yael Martinez (México), Daido Moriyama e Yumiko Izu (Japão), Stephen Shore (Estados Unidos), Helena Almeida (Portugal) e Leila Jeffreys (Austrália), entre muitos outros, fazem parte do catálogo. Por estes dias, a porta está fechada para férias, mas volta a abrir-se já na próxima semana.

© Divulgação

The Find

Rua Garcia de Orta, 32D, Lisboa. De terça a sexta-feira, das 12h às 18h, e sábado, das 12h às 17h

A imagem de uma loja de roupa em segunda mão com toneladas de peças datadas não é propriamente a mais atual e a The Find é a prova disso. Desde março que esta pequena loja está de portas abertas, na zona de Santos, e com uma seleção cuidada de vestuário e acessórios. A responsável é Agnieszka Zarzeczna, que passou os últimos oito anos entre Lisboa e a Polónia, país natal, onde abundam as lojas de roupa em segunda mão, abastecidas pelos despojos da moda escandinava. Agora, na capital portuguesa, replica a receita: expositores preenchidos com uma estética minimal, materiais de qualidade e um rol de marcas que vai da COS e da Weekday a Ganni, Alexander Wang, Self-Portrait e Acne Studios, entre outras. Minimizar o impacto da indústria e, ao mesmo tempo, provar que é possível levar a cabo uma curadoria, mesmo tratando-se de roupa usada, são os objetivos desta estudante de joalharia. Isso e manter-se ligada a Portugal. Neste momento, a loja encontra-se com um horário especial de férias, mas retoma o funcionamento normal já na próxima semana.

© Divulgação

Futah

Rua da Misericórdia, 93, Lisboa. De segunda-feira a domingo, das 10h às 20h

Enquanto põe em marcha um plano de expansão internacional, a portuguesa Futah reforçou a presença na cidade onde nasceu, Lisboa. Na nova loja própria do Chiado, as toalhas de praia inspiradas nas modas do Norte de África não estão sozinhas — há bolsas, t-shirts e camisas, mochilas e sacos, ou seja, quase tudo o que a praia exige de um veraneante. O espaço, projetado pela arquiteta Inês Moura, é agora a casa de toalhas de todas as formas e tamanhos — coloridas, monocromáticas, grandes, pequenas, retangulares, redondas e para crianças. O verão pode estar a chegar ao fim, mas o desejo de nos deitarmos ao sol não desaparece de um dia para o outro.

© Divulgação