Mais de 60 de concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam esta quinta-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio mais de 60 concelhos dos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro.

O instituto colocou ainda em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos (18) os distritos de Portugal continental.

De acordo com o IPMA, o risco de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até ao início da próxima semana. O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja sob aviso amarelo entre as 12h00 desta quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu geralmente limpo, vento em geral fraco, por vezes forte nas terras altas, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira da região Centro e pequena subida de temperatura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Bragança) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 38 (em Santarém).

Portugal continental e o arquipélago da Madeira continuam com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). No arquipélago dos Açores, Faial está com níveis muito elevados e as ilhas Terceira, São Miguel e Flores com risco moderado.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.