Um conjunto de músicos de Ansião atua nos próximos dois fins de semana em locais emblemáticos do concelho no âmbito do projeto “Música e património”, que pretende valorizar o património natural e cultural do território.

A iniciativa é de um conjunto de músicos do concelho, aos quais se alia o município de Ansião. Os músicos vão levar música a locais patrimonialmente relevantes, como um moinho de vento, um forno medieval ou um antigo palácio.

As atuações, seis no total, começam esta sexta-feira e prolongam-se também para sábado e para domingo, e para o fim de semana seguinte, percorrendo cada uma das freguesias do concelho. Contudo, devido à pandemia de Covid-19, os concertos não terão público e serão transmitidos pelos canais ‘online’ da Câmara Municipal de Ansião a partir das 18h

“Nestes tempos em que não pode haver ajuntamentos, vamos fazer pequenos concertos em sítios emblemáticos, a partir de um desafio lançado por uma jovem música do concelho de Ansião”, explica a vereadora da Cultura. Cristina Bernardino adianta que a intenção é, também, “promover novos talentos locais”, aliando “música e património”.

Os concertos vão ter lugar no Moinho de Pousaflores, nas ruínas junto à Fonte da Ladeia, em Alvorge, no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, na Quinta de Cima, um palácio “onde o pintor José Malhoa passava temporadas”, na Ponte da Cal, em Ansião, e no forno medieval de Avelar. Os concertos têm direção artística de Buga Lopes e envolvem seis músicos locais.

A par de “Música e património”, em tempo de pandemia, Ansião vai continuar a apostar em “levar a cultura onde não é normal acontecer”, mesmo que, sublinha a vereadora, “não seja para muito público”. “Não é isso que nos interessa, queremos é fazer chegar eventos a quem não tem habitualmente acesso a eles”, diz Cristina Bernardino.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR