O Messenger vai passar a impedir os utilizadores de reencaminharem mensagens que já foram encaminhadas para mais do que um contacto. Ou seja, se a mensagem que recebeu foi reencaminhada por outro contacto, só pode reencaminhar para outro contacto, em vez de cinco, de cada vez. A medida, igual à que o Facebook também impôs ao WhatsApp em abril para evitar a desinformação, visa proteger os utilizadores dos EUA de fake news.

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar fake news

A medida foi anunciada na quinta-feira por Mark Zuckerberg, o fundador e presidente executivo da rede social. Numa partilha no Facebook, Zuckerberg assumiu que está “preocupado com os desafios que as pessoas podem enfrentar ao votar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estamos a reduzir o risco de desinformação e conteúdo prejudicial se tornar viral, limitando o encaminhamento no Messenger. Ainda vão poder compartilhar informações sobre a eleição, mas limitaremos o número de chats para os quais podem encaminhar uma mensagem de cada vez. Já implementámos isso no WhatsApp durante períodos sensíveis e descobrimos que é um método eficaz para evitar que informações incorretas se espalhem em muitos países”, justificou Zuckerberg.

The US elections are just two months away, and with Covid-19 affecting communities across the country, I'm concerned…

Posted by Mark Zuckerberg on Thursday, September 3, 2020

Esta é apenas uma das medidas que vai mudar a rede social pelo menos durante os próximos dois meses — as eleições presidenciais dos EUA são a 3 de novembro. A empresa afirma que vai restringir os anúncios e partilhas políticas ligados aos candidatos que contenham informações falsas.

Fake News. Facebook bloqueia mensagens políticas antes das eleições nos EUA

Não é a primeira vez que o Facebook impõe medidas restritivas nas suas plataformas de chat. Em 2019, os utilizadores do WhatsApp passaram a estar proibidos de reencaminhar uma mensagem repetida com mais de cinco contactos de uma só vez. De acordo com o WhatsApp, esta medida fez com que o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo fosse reduzido em 25%.