Mais de 80 de concelhos de 10 distritos de Portugal continental apresentam esta sexta-feira risco máximo de incêndio, devido a temperaturas altas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).  As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança, Braga e Leiria) e os 21 (em Faro e Portalegre) e as máximas entre os 25 (em Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 38 (em Santarém).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio mais de 80 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro. O instituto colocou ainda em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos (18) os distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até terça-feira.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja sob aviso amarelo entre as 12h de esta sexta-feira e as 18h de sexta-feira. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente tempo quente com céu em geral limpo, embora com mais nebulosidade na faixa costeira a norte do Cabo Raso. Está também previsto vento fraco, soprando por vezes moderado de leste na costa sul do Algarve durante a manhã e de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde. A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança, Braga e Leiria) e os 21 (em Faro e Portalegre) e as máximas entre os 25 (em Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 38 (em Santarém).

Dezasseis distritos do continente e o arquipélago da Madeira apresentam esta sexta-feira risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Aveiro, Leiria, Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro, no continente, e o arquipélago da Madeira estão esta sexta-feira com níveis elevados. Ainda nos Açores, as ilhas Terceira e São Miguel estão com níveis moderados.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.