O ensaio Portugal na Era dos Homens Fortes, de Bernardo Pires de Lima, a publicar no próximo dia 18, apresenta “uma panorâmica ao momento político que vivemos”, afirma a editora Tinta-da-China, que publica a obra.

Bernardo Pires de Lima “defende convictamente um modelo de sociedade aberta e de país cosmopolita”, neste seu livro. “Recusa acomodar uma ideia de declínio inexorável das democracias e de ascensão fatal dos nacionalismos”, e propõe “encontrar um posicionamento para Portugal que maximize os seus atributos de pequeno Estado, numa globalização competitiva e o preserve como democracia liberal madura, no meio do alastramento populista e autoritário que nos rodeia”.

“Não vivemos apenas na era da ansiedade, mas na da testosterona política, a das vitórias dos homens fortes, o que não quer dizer preparados, qualificados ou com uma especial autoridade democrática incorruptível. Bem longe disso. A ascensão pistoleira de Bolsonaro, a miserável durabilidade de Maduro, a tentacular corte de Orbán, Kaczynski, Putin e Erdogan, ou a enxurrada demagógica de Trump e Salvini, colocam, mais cedo ou mais tarde, de forma mais abrupta ou progressiva, uma questão essencial: podemos acomodar um regime iliberal, autoritário e socialmente divisionista, e ao mesmo tempo manter uma economia aberta, uma sociedade livre e instituições políticas saudáveis? A resposta é não”, escreve Pires de Lima.

A capa de “Portugal na Era dos Homens Fortes”

Segundo a editora o autor, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins, em Washington, favorece “uma proposta moderada em prol de uma social democracia contemporânea”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bernardo Pires de Lima, nascido em 1979, foi investigador do Instituto da Defesa Nacional, e é autor de O Lado B da Europa (2018), Putinlândia (2016), Portugal e o Atlântico (2016), A Síria em Pedaços (2015), A Cimeira das Lajes (2013), Blair, a Moral e o Poder (2008), e, com Raquel Vaz-Pinto, de Administração Hillary (2016).

Colabora regularmente e é comentador na comunicação social, nomeadamente na RTP, TVI24, “Diário de Notícias”, “Huffington Post”, “The National Interest”, “Hurriyet Daily News” e “The Diplomat”.

O ensaio Portugal na Era dos Homens Fortes. Democracia e Autoritarsmo em Tempo de Covid deverá ser apresentado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no próximo dia 22, às 18:30, num “local a definir”, adiantou a editora Tinta-da-China, em comunicado.