Dentro de poucos dias, Ana Gomes deverá revelar se vai ou não ser candidata a Belém. Foi no seu espaço habitual de comentário televisivo na SIC Notícias que surgiu o anúncio, no mesmo em que há quatro meses afirmou que ponderava candidatar-se. “Estou no fim da minha reflexão, dentro de dias estarei em condições de anunciar”, sublinhou quando questionada sobre uma eventual candidatura às presidenciais.

“Estava a fazer essa reflexão em conjunto com o meu marido, quando ele adoeceu e faleceu. Eu tive de continuar a fazer essa reflexão noutras condições, sozinha. O que posso dizer é que estou a chegar ao fim e, em breve, comunicarei o resultado dessa minha reflexão”, continuou.

Presidenciais. Eurodeputada do BE Marisa Matias volta a ser candidata

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ana Gomes sublinhou ainda que esta será uma decisão “muito individual”, independentemente dos conselhos que decida ouvir.

“Obviamente que prezo muito várias pessoas que tenho vindo a ouvir, mas, em última análise, é uma decisão que se tem de tomar solitariamente”, sublinhou. E questionada sobre se a candidatura da bloquista Marisa Matias põe em causa a sua, a socialista e antiga eurodeputada garantiu que não: “De maneira nenhuma, acho que a Marisa Matias é uma excelente candidata”.

O PS, em maio passado, deu a entender que estaria com Marcelo Rebelo de Sousa na eventualidade de uma recandidatura do atual Presidente da República. Na altura, Ana Gomes disse ter ficado “muito preocupada” pelo seu partido e pela democracia.