A CP — Comboios de Portugal (CP) instaurou esta segunda-feira um Processo Disciplinar a um revisor após este ter sido acusado de assédio sexual por uma passageira. “Ainda bem que não está frio ou as mamocas constipavam-se”, terá dito.

Na sequência do incidente ocorrido, no passado dia 4 de setembro de 2020, a bordo de um comboio regional com destino a Tomar, a CP — Comboios de Portugal procedeu a imediatas e preliminares diligências de averiguação interna, no sentido de apurar os factos denunciados pela sua cliente”, lê-se num comunicado enviado às redações.

No comunicado, a CP informa que “comprovada a existência de uma conduta inadequada do Operador de Revisão e Venda a Empresa determinou a instauração de Processo Disciplinar ao referido trabalhador.”

Sara Sequeira, de 28 anos, expôs o caso num vídeo publicado na sua página de Instagram. Na publicação, a jovem, que fazia o trajeto Carrascal — Tomar, explica que tinha um “vestido verde” e quando foi abordada pelo revisor, este lhe disse “ainda bem que não está frio ou as mamocas constipavam-se”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

View this post on Instagram

Não, isto não é normal. Não, isto não é mimimi de mulheres. Isto é grave. Isto é atentado à minha liberdade. Isto é assédio..isto é um comportamento nojento. Isto aconteceu hoje, na viagem que fazia do carrascal para Tomar. ia vestida com um vestido verde. Quando fui abordada pelo revisor que no final de me cobrar o bilhete (que demorou bastante porque estava mais interessado em olhar para o meu peito do que para a máquina) disse o seguinte: – "Ainda bem que não está frio ou as mamocas constipavam-se." Isto dito por um homem na sua hora e local de trabalho! Isto não é um comportamento normal em nenhum lado muito menos num sitio onde sou cliente. Apresentei queixa à @cp_comboiosdeportugal e de seguida disse ao revisor que o seu comportamento foi nojento. No mínimo deveria pedir desculpa. Mas não!!! ainda diz que eu é que ando aí a provocar os homens? Fui apresentar queixa às autoridades competentes porque este tipo de atitudes devem ter consequências para quem as pratica. Não se calem. Não deixem estas coisas passar em branco. Somos livres de andar de vestido fora e dentro de um comboio!!!! Estamos no século XXI! Chegaaaaaaaa de nos massacrarem com este tipo de comentários, de provocações, de toques, de assédio!

A post shared by sara sequeira (@sara_cm_sequeira) on

No vídeo, com pouco mais de um minuto, é possível ouvir Sara Sequeira a confrontar o revisor e a alertá-lo para o crime de assédio que está a cometer.

“Não ofendi ninguém. O que é que disse de mal, diga lá? Tratei mal alguém?”, responde o funcionário que acusa a jovem de não cumprir as normas de vestuário “para viajar nos transportes públicos” e de “andar a provocar os homens todos” com um decote.

Segundo o Jornal de Notícias, o revisor é casado e pastor numa igreja no Entroncamento.