Os bispos do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmam que não vai haver despedimentos no Santuário de Fátima e manifestaram “solidariedade” com responsáveis pela gestão do local de culto, como avança a Agência Ecclesia. Nesta terça-feira, o Santuário afirmou que não está em curso um plano de despedimentos, embora afirme que há incentivos para quem quer a desvinculação voluntária, como revelou a Rádio Renascença.

O parecer dos bispos portugueses foi conhecida esta terça-feira à tarde, em Fátima, onde decorreu a reunião. “Não há despedimentos, não no sentido de que se tem falado ou em qualquer sentido“, afirmou o porta-voz e secretário da CEP, o Padre Manuel Barbosa.

Covid-19: Santuário de Fátima diz que nenhum trabalhador foi convidado a deixar instituição

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quarta-feira, a porta-voz do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, disse à Agência Lusa que o Santuário tem em curso um plano de reestruturação que prevê o despedimento de até 50 trabalhadores devido à queda abrupta nas receitas causadas pela epidemia de Covid-19. Sobre isso, o porta-voz do episcopado disse que as decisões estarão a cargo da gestão e organização do Santuário de Fátima: “A Conferência Episcopal está em sintonia com as orientações do Santuário e mostra apreço pelo seu trabalho”.

De acordo com o Padre Manuel Barbosa, as mudanças na equipa de funcionários do Santuário vão ser feita devido a reformas ou acordos com os próprios trabalhadores, “sempre por iniciativa deles”, refere a mesma agência. “São casos acordados, sempre por iniciativa do funcionário, dos colaboradores”, insistiu o secretário e porta-voz da CEP.

*Notícia atualizada às 22h23 a clarificar que o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa não decidiu sobre os despedimentos, tendo se pronunciado em “solidariedade” com a gestão do Santuário de Fátima.