O ID.4 é o SUV da Volkswagen concebido sobre a mesma plataforma MEB que é igualmente utilizada pelo hatchback ID.3, o tal que promete as dimensões exteriores do Golf e o espaço interior em comprimento do Passat. O ID.4 será mais comprido e volumoso, tendo o Observador já aqui anunciado quando é que vai ser possível começar a encomendar o SUV alemão em Portugal, modelo que além de ser comercializado na Europa, vai também ser fabricado e distribuído na China e nos EUA.
Mas se o exterior deste que promete ser um Tiguan eléctrico já é conhecido, faltava ainda vê-lo por dentro. E as fotos reveladas confirmam que, apesar de algumas diferenças, imperam as semelhanças em relação ao ID.3.
O tablier de linhas direitas e clean em matéria de design visa reforçar a sensação de espaço a bordo, para o que também contribui a ausência de alavanca da caixa – no caso apenas para controlar o andar para a frente, para trás ou colocar em ponto-morto e em “parque”. Tal como acontece no ID.3 e em todos os outros modelos das outras marcas do grupo concebidos sobre a MEB, o ID.4 coloca este comando da transmissão num satélite atrás do volante e ao lado do painel de instrumentos, obviamente digital.
Esta solução liberta a consola, que aproveita o espaço para arrumar objectos ou receber porta-copos, com o ID.4 a recuperar a mesma solução do ID.3, a ID.Light, que contorna portas e tablier iluminando o habitáculo e personalizando-o. O ecrã vertical ao centro do tablier completa o conjunto.
A ID.Light tem ainda a capacidade de “falar” com o condutor, informando-o e ajudando-o a evitar dissabores enquanto conduz através do trânsito. Os bancos parecem envolventes, com o fabricante a afirmar que o que parece pele na realidade não o é, uma vez que todo o habitáculo é “animal free”, mesmo nas versões de lançamento, as ID.4 First e nos distintos níveis de equipamento (base, Plus e Max).