Vinte e oito de concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam esta quarta-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). São eles: Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre.

O instituto colocou ainda em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Guarda e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) declarou a situação de alerta para 14 distritos a norte do Tejo devido ao aumento do risco de incêndio até às 23h59 de terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na terça-feira, esta situação foi estendida até ao final do dia de sexta-feira.

A medida abrange os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Face às previsões adversas, a Proteção Civil acionou para os mesmos distritos o estado especial de alerta laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro.

Em situação de alerta é proibida a realização de queimas e queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e são proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais “previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios”.

Também não são permitidos trabalhos florestais e rurais com equipamentos elétricos como motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

De acordo com o IPMA, os distritos de Évora e Santarém, em Portugal continental, e o arquipélago da Madeira, apresentam esta quarta-feira risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Todos os restantes distritos (16) do continente estão com níveis elevados. O arquipélago dos Açores apresenta risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.