O tribunal de Vila Nova de Gaia começou esta quinta-feira o julgamento de um casal acusado de produzir liamba a sul do Douro e de a exportar para países da Europa Central, disse fonte envolvida na investigação do caso.

Uma das plantações em causa situava-se precisamente em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, e uma segunda em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Os dois arguidos são de nacionalidade chinesa e, segundo fonte judicial, o homem, de 47 anos, nada disse ao tribunal, enquanto a mulher, de 47, terá negado a sua associação ao caso.

Numa conferência de imprensa, a 18 de outubro de 2019, após deter os arguidos, a Polícia Judiciária revelou ter apreendido cerca de 5.300 pés de plantas de canábis sativa.

Estavam “em diferentes estados de crescimento, divididos em nove estufas autonomizadas, respetivos sistemas de aquecimento, extração de ar e ventilação, num processo altamente sofisticado de produção e acondicionamento em vácuo, para posterior exportação de liamba”, precisou a polícia.

A droga seguiria depois para países como Bélgica, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha. O julgamento tem nova sessão marcada para a tarde do dia 17 no Juízo Central Criminal do tribunal de Gaia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR