O editor, bibliófilo e designer italiano Franco Maria Ricci, que idealizou o labirinto de Masone, na Itália, o maior do mundo, com 200 mil plantas, morreu na quinta-feira, em Parma, aos 82 anos, noticiou esta sexta-feira a imprensa local.

Nascido em Parma, em 1937, marcou a cena editorial com a publicação, entre 1982 e 2004, da revista FMR, mas conquistou admiração sobretudo por ter criado o Labirinto de la Masone, no município de Fontanellato, na província de Parma, inaugurado em 2015.

Com mais de oito hectares de superfície, o labirinto é formado por 200 mil plantas de bambu, com dimensões entre 30 centímetros e 15 metros, e foi criado para lazer e cultura, acolhendo eventos e exposições.

Ricci iniciou a carreira como editor em 1963, com a reimpressão do “Manual Tipográfico”, de Giambattista Bodoni, e cultivou ao mesmo tempo o seu interesse pelo desenho, que o levou a marcar e a criar anúncios para grandes empresas, tanto italianas como estrangeiras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fez igualmente reedições históricas da “Enciclopédia”, de Diderot e D’Alembert, e das obras do escritor argentino Jorge Luis Borges, que gostava de citar como inspiração para o Labirinto de la Masone.

O ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, já lamentou a morte de Ricci, destacando que foi “um intelectual de extraordinária sensibilidade e inteligência, um editor culto e refinado, um homem que sempre trabalhou para difundir o conhecimento do património cultural” italiano.

Também o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, lamentou a morte do editor, na sua página da rede social Facebook, considerando-o, “um homem raro, que soube marcar de forma incomparável o panorama das edições de arte na Europa e no mundo”.

Faleceu ontem em Parma, aos 82 anos, Franco Maria Ricci, uma das mais relevantes personalidades do mundo cultural…

Posted by Museu Nacional de Arte Antiga on Friday, September 11, 2020

Entre 28 de novembro de 2014 e 12 de abril de 2015, o Museu de Arte Antiga, em colaboração com a Embaixada de Itália e o Instituto Italiano de Cultura, recebeu a exposição “A Coleção Franco Maria Ricci”, que apresentou a sua coleção de arte, pela primeira vez em exibição integral fora de Itália.

Um documentário sobre a conceção do Labirinto de la Masone acompanhou a mostra.