Yoshihide Suga está prestes a tornar-se o primeiro-ministro do Japão após ter sido eleito para liderar o partido liberal democrático no poder. A votação aconteceu depois da renúncia de Shinzo Abe e foi expressiva: Suga teve 377 dos 534 votos, ficando assim bem à frente de Fumio Kishida, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, que teve apenas 89 votos, e de Shigeru Ishiba, ex-ministro da Defesa, que teve 68.

O até aqui chefe de gabinete e ministro porta-voz do Governo do Japão, Yoshihide Suga, vai tornar-se assim o próximo primeiro-ministro do Japão. Suga, de 71 anos, teve a maior parte dos votos do escrutínio que foi fechado e limitado aos parlamentares e aos representantes do partido nas 47 regiões do país.

Depois de eleito pelo partido, o nome do novo líder ainda terá de ser ratificado pelo parlamento (Dieta) como novo primeiro-ministro, cargo que deverá manter até setembro de 2021, quando ia terminar o mandato de Shinzo Abe à frente do PLD.

A ratificação irá decorrer numa sessão parlamentar extraordinária convocada para quarta-feira, conforme foi acordado pelo PLD e pelo principal bloco da oposição.

Shinzo Abe, de 65 anos, bateu o recorde de longevidade como primeiro-ministro japonês. No final de agosto, anunciou a intenção de deixar o cargo por motivos de saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR