Dark Mode 133kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O outono chega uns dias mais cedo. Chuva forte a partir desta quarta em todo o país, mesmo com mais de 20 graus

O tempo está todo baralhado: apesar de o outono só começar dia 22, vai chover em todo o país a partir desta quarta-feira, apesar de os dias se manterem quentes. Depois, voltará o verão e o calor.

O outono só começa oficialmente a 22 de outubro, mas a meteorologia decidiu antecipá-lo uma semana. A partir desta quarta-feira prepare-se para uma mudança bastante drástica no tempo: descida ligeira nas temperaturas e muita, mas muita, chuva.

A instabilidade climática começa esta quarta, mas instala-se em todo o país a partir de quinta e ficará até pelo menos o início da próxima semana, como pode ver no mapa interativo aqui em baixo (se andar com o cursor na barra inferior, por ver a evolução diária do tempo, e escolher, na barra lateral, as opções de temperatura, chuva, vento, etc.). Na prática, está tudo baralhado, porque quando o outono começar a sério no calendário, voltará o verão nos termómetros: as temperaturas voltarão a subir acima dos 25º dentro de uma semana e a chuva dará de novo lugar ao sol.

iframe width="650" height="450" src="https://embed.windy.com/embed2.html?lat=40.089&lon=-1.425&detailLat=40.089&detailLon=-1.425&width=650&height=450&zoom=5&level=surface&overlay=rain&product=ecmwf&menu=&message=&marker=&calendar=now&pressure=&type=map&location=coordinates&detail=&metricWind=default&metricTemp=default&radarRange=-1" frameborder="0">

Mas vamos ao que interessa. E o que interessa são estes primeiros dias, marcados pelo regresso às aulas de milhares de alunos. E o melhor mesmo é preparar galochas e gabardinas: a chuva começará a norte, mas estender-se-á por todo o país, e as temperaturas vão descer em média 5 graus, mantendo-se contudo acima dos 20 graus em todo o país.

Este é o tempo que nos espera a partir de quinta-feira

Estão previstas também trovoadas, uma vez que a causa principal desta instabilidade é um centro de altas pressões que se vai cruzar com as correntes de ar quente à superfície, devido ao calor dos últimos dias. Ou seja, uma corrente polar vai encontrar-se com uma tropical, o que pode provocar não só tempestades como vento forte.

Mas depois virá a bonança de novo, ainda que em modo ‘verão moderado’. A partir de quinta-feira da próxima semana, estaremos outra vez com máximas acima dos 27º e sol em todo o país. Resumindo: o verão acaba com chuva, o outono trará de novo o sol.

Lisboa onde a chuva talvez só fique até domingo

No Porto o mau tempo dura a semana inteira

Nas cidades do interior, como Évora, as noites serão frias, com as mínimas nos 12º

Em Santarém, tal como na maior parte do Continente, os dias, mesmo chuvosos, manter-se-ão quentes

Mesmo em cidades com Bragança, as máximas continuam acima dos 20º. As mínimas é que caem para os 9º

A oscilação entre máximas e mínimas é menor nas cidades mais a litoral

E no Algarve as máximas manter-se-ão altas

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.