A atividade económica em Portugal “tem vindo a registar reduções expressivas mas progressivamente menos intensas entre junho e agosto”, indica o INE, na Síntese Económica de Conjuntura divulgada esta quinta-feira. Manteve-se, no mês de agosto, a tendência para uma melhoria da confiança dos consumidores e também do clima económico.

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em agosto, após ter diminuído no mês anterior, tendo o indicador de clima económico continuado a recuperar em agosto, à semelhança dos três meses anteriores, das fortes reduções verificadas em abril. Os indicadores de confiança aumentaram em todos os sectores de atividade, de forma mais expressiva nos Serviços e no Comércio, recuperando também na Construção e Obras Públicas e na Indústria Transformadora.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) acrescenta outros indicadores como os relacionados com os levantamentos, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco – esses diminuíram 8,1% em agosto, em termos homólogos, após terem diminuído 9,7% em julho. Por outro lado, diz o INE, há também uma evolução menos negativa nas vendas de carros, praticamente recuperando em termos homólogo no caso dos ligeiros de passageiros.

“As vendas de veículos automóveis registaram taxas de variação homóloga de -0,1% nos automóveis ligeiros de passageiros, -40,5% nos comerciais ligeiros e -7,2% nos veículos pesados (-17,6%, -19,4% e 67,3% em julho, respetivamente)”, diz o INE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR