787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tempestade Odette traz muita chuva esta sexta-feira. E há 30% de hipóteses de se tornar um ciclone

Este artigo tem mais de 3 anos

Há 30% de hipóteses de a tempestade passar a um ciclone, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, que está a seguir o fenómeno. Há alertas para cheias em todo o país.

Há uma grande possibilidade de um ciclone atingir Portugal a partir desta sexta-feira à noite. O Centro Nacional de Furacões dos EUA (Hurricane Center) está a seguir o fenómeno, que se desloca dos Açores para o Continente como um centro de baixas pressões não tropical, e aponta neste momento para cerca de 30% de hipóteses de a depressão evoluir para uma situação meteorológica mais grave. Se assim for, a tempestade terá o nome de Odette.

Trata-se de uma tempestade pouco frequente que se aproveita do ar tropical e subtropical húmido que estávamos a viver. Ainda que não seja um fenónemo desconhecido nestas latitudes, as chuvas habituais destas alturas do ano devem-se normalmente a outro tipo de formações meteorológicas, superfícies frontais associadas a depressões. E há condições favoráveis no percurso até à Península Ibérica para que adquira de facto características semelhantes às dos ciclones tropicais.

Para já é apenas uma depressão que vai trazer muita chuva. Mas pode passar a ciclone

Seja qual for a evolução, do mau tempo não nos livraremos: a tempestade entrará pelo sul do país, causando uma grande instabilidade no tempo a partir da madrugada desta quinta-feira, com chuva, alguma vezes em forma de granizo, trovoadas, e algum vento. A precipitação poderá mesmo ser forte ou muito forte e persistente em algumas zonas do país, daí que a Proteção Civil tenha alertado para a possibilidade de cheias e deixando conselhos de como agir em caso de tal vir a acontecer (como aliás já se passou no Alentejo). A situação manter-se-á ao longo de sexta-feira e, pelo menos, até meio de sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mau tempo. Chuva intensa provocou cerca de 40 inundações no Alentejo

Proteção Civil faz aviso à população devido a mau tempo

As temperaturas máximas vão baixar, mantendo-se contudo acima dos 20º em todo o país. Já as mínimas poderão cair bastante, mas apenas no interior, chegando aos 10º em algumas das cidades mais frias.

Paulette chega aos Açores

Ao mesmo tempo que o continente — e toda a Península Ibérica esperará pela Odette –, a depressão Paulette deverá provocar um agravamento gradual do tempo nos Açores, em especial nas ilhas das Flores e do Corvo, prevendo-se um aumento da agitação marítima e da intensidade do vento e da chuva.

Na terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que o furacão Paulette deveria afetar o grupo ocidental dos Açores este fim de semana já como tempestade pós-tropical, depois de ter atingido na segunda-feira a costa das Bermudas.

Depressão Paulette deverá provocar agravamento do tempo nas Flores e no Corvo

O IPMA já tinha emitido esta quinta-feira avisos amarelos meteorológicos para as ilhas do grupo ocidental e oriental. Num comunicado, o IPMA informou que, para o grupo ocidental dos Açores (ilhas das Flores e Corvo), o aviso amarelo referente a agitação marítima com ondas de noroeste vai estar em vigor das 6h locais (7h em Lisboa) de sexta-feira até às 6h de sábado.

Para aquelas duas ilhas foi também emitido aviso amarelo devido às previsões de chuva, por vezes forte, entre as 21h de sexta-feira e as 12h de sábado.

No grupo oriental do arquipélago (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo meteorológico vai vigorar entre as 6h e as 12h de sexta-feira, uma vez que as previsões apontam também para precipitação por vezes forte naquelas duas ilhas.

Fenómenos extremos

As alterações climáticas estão a provocar alguns fenómenos extremos: além dos cinco ciclones ativos ao mesmo tempo no Atlântica esta semana, algo que aconteceu pela primeira vez na história (a última tinha sido em 1971), a Grécia prepara-se para receber nas próximas horas uma forte tempestade tropical. Antes muito raros no Mediterrâneo, os ciclones nesta zona passaram a ser cada vez mais frequentes nos últimos anos. Os gregos conheceram-nos pela primeira vez em 1995, mas em 2017 um tempestade provocou inundações repentinas que causaram 25 mortes e deixaram centenas sem casa e em 2018 houve outra situação semelhante, mas sem vítimas mortais.

O furacão sobre a Grécia

São conhecidos como furacões mediterrâneos, ou medicanes, e este que se aproxima agora das illhas gregas provocará ventos de 200 km/h e chuvas fortes de entre 200 e 400 l/m2 em poucas horas. As autoridades gregas já pediraram às populações que vivam junto ao mar ou a rios e riachos que tentem mudar-se e que se evitem viagens desnecessárias.

Há 5 ciclones tropicais ativos no Atlântico. É a segunda vez na história, não acontecia desde 1971 e dois podem vir a ser super furacões

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora