O laboratório do Serviço de Patologia Clínica do Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) já processou mais de cem mil testes à Covid-19 na região desde 29 de fevereiro, informou esta sexta-feira o Governo Regional.

A equipa do Laboratório do Serviço de Patologia Clínica do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira contabilizou, no dia 17 de setembro, o processamento de 100.896 amostras para teste de PCR à Covid-19″, pode ler-se numa nota distribuída pelo gabinete do secretário regional da Saúde e Proteção Civil deste arquipélago.

O Governo indica ainda na mesma informação que a recolha das amostras foram efetuadas “em ambientes distintos”, entre os quais o Centro de Rastreio montado no Aeroporto Internacional da Madeira, que regista um total de 58.192 colheitas.

O executivo destacou também os testes realizados a elementos da comunidade escolar, aos profissionais e utentes dos lares, profissionais de saúde, bombeiros, ajudantes domiciliários, guardas prisionais e florestais, entre outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Superada a fasquia dos 100 mil testes realizados na Região Autónoma da Madeira, a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil agradece publicamente a todos os profissionais que diariamente trabalham no laboratório de Patologia Clínica”, menciona.

O executivo madeirense enfatiza que, “desde o dia 29 de fevereiro de 2020, o Laboratório do Serviço de Patologia Clínica do SESARAM realiza o processamento de testes PCR à covid-19 na Região Autónoma da Madeira, de forma célere e segura”.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto da Administração de Saúde (IASaúde), a Madeira registava na quinta-feira 54 doentes ativos, um total cumulativo de 195 infetados e de 141 recuperados.