O presidente cessante do PS/Madeira, Emanuel Câmara, afirmou este sábado que o partido vai “partir a bengala” do PSD nas próximas eleições legislativas regionais, em 2023, vincando que os social-democratas devem o poder apenas ao CDS-PP. “Os madeirenses e porto-santenses demonstraram claramente que não queriam o PSD no poder, mas lá veio a bengala do CDS e fez com que o PSD se perpetue no poder por mais algum tempo”, disse, referindo-se à coligação governativa, resultante das eleições de 2019.

Emanuel Câmara falava na abertura do XIX congresso do PS/Madeira, que decorre até domingo, no Funchal, confirmando a liderança de Paulo Cafôfo, que foi eleito em julho décimo presidente do partido na região, numas eleições internas na qual foi o único candidato.

“Temos, a partir de agora, mais um sonho para concretizar”, declarou o presidente cessante. E reforçou: “Infelizmente, não conseguimos o objetivo primeiro, que era retirar o PSD do poder.”

Emanuel Câmara realçou, no entanto, que o PS vai agora trabalhar com “humildade e dedicação”, considerando que isso é fundamental para “partir a bengala em dois” e alcançar a alternância de poder na região autónoma, onde o PSD governa desde 1976, tendo perdido pela primeira vez a maioria absoluta em 2019, com a eleição de 21 deputados num total de 47 com assento no parlamento regional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esse momento, se Deus quiser, no próximo ato eleitoral, nas eleições legislativas regionais, vai acontecer”, declarou, reforçando que o PS deve continuar a fazer o “trabalho de formiguinha” nesse sentido.

Emanuel Câmara, que é também presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, norte da Madeira, lembrou que o PS obteve o maior resultado de sempre na região em 2019, passando de 5 para 19 deputados e transformando-se assim na maior força da oposição madeirense.

Neste XIX congresso regional não estará presente o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, registando-se a representação da estrutural nacional na sessão de encerramento, no domingo, por Carlos César.Paulo Cafôfo é o proponente da única moção de estratégia global que será discutida nesta reunião magna, intitulada “Avançar a Madeira pelas pessoas”.