Mais de 200 pessoas, maioritariamente professores portugueses e estudantes timorenses, entre cidadãos de outros países, chegaram esta segunda-feira a Díli num voo proveniente de Lisboa, operado pela empresa euroAtlântico.

O Boeing B767-300ER da euroAtlântico chegou a Díli cerca das 11h15 (3h15 em Lisboa), depois de uma viagem direta de Lisboa com paragens técnicas no Dubai e em Kuala Lumpur.

A bordo viajaram 119 cidadãos portugueses (alguns têm dupla nacionalidade), maioritariamente professores da Escola Portuguesa de Díli.

Viajaram ainda 76 timorenses, quase todos estudantes que estavam em vários países e se concentraram em Lisboa para poder regressar a casa, depois de meses sem o poder fazer.

Entre os passageiros estão ainda dois cidadãos do Reino Unido, um cidadão brasileiro, três cabo verdianos, um espanhol e um irlandês, segundo fonte da empresa.

O voo, iniciativa da própria euroAtlântico, foi organizado para permitir que regressassem a Timor-Leste os professores da Escola Portuguesa de Díli (EPD), que tinham saído num voo de repatriamento operado pela mesma empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Timor-Leste, que está com um caso ativo da Covid-19 (com 26 doentes recuperados desde o início da pandemia), está sem voos comerciais desde março, deixando o país praticamente isolado.

O país está atualmente a cumprir o quinto período de 30 dias de estado de emergência, com restrições nas entradas por terra e ar.

A viagem chegou a estar marcada para 06 de setembro, mas foi adiada a pedido do Governo timorense para permitir o repatriamento dos estudantes timorenses.

Todos os passageiros tiveram de apresentar testes negativos à Covid-19 e terão agora de cumprir um período de 14 dias de quarentena em Díli.

O avião pernoita em Díli antes de regressar a Lisboa, levando portugueses e timorenses – todos tiveram que obter testes negativos da Covid-19 – que não têm tido alternativa para sair de Timor-Leste.

Nesse voo para Lisboa seguem 24 portugueses, 25 timorenses, uma cidadã alemã e dois cabo-verdianos.

O voo deverá aterrar em Lisboa ao final da noite de terça-feira.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 957.948 mortos e mais de 30,8 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).