O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, apelou esta terça-feira ao “espírito de união” dos britânicos durante o inverno, num discurso em que anunciou novas restrições destinadas a controlar um novo pico de casos de infeção com o novo coronavírus.

Johnson já tinha anunciado as novas restrições esta manhã no parlamento, mas à noite – num curto discurso à Nação de oito minutos – repetiu-as aos britânicos, por entre apelos à união de todos “para ultrapassar em conjunto o inverno”.

Regresso ao teletrabalho, restaurantes fecham às 22h e novas multas. As medidas de Inglaterra para travar a segunda vaga

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Johnson avisou que as novas restrições na vida dos britânicos poderão prolongar-se por seis meses, mas mostrou esperança em como as “coisas estarão bem melhores pela primavera”, quando estiver pronta uma vacina e a população estiver a ser testada em massa.

Uma das restrições com maior visibilidade prende-se com o novo horário de fecho dos pubs, dos restaurantes e outros locais de entretenimento: a partir de quinta-feira terão de fechar portas às 22h00. Johnson também arrepiou caminho face a declarações anteriores e apelou às pessoas para que, sempre que possível, trabalhem a partir de casa.

No entanto, Johnson também prometeu mão pesada – sob a forma de multas avultadas – para quem desrespeitar as novas indicações, nomeadamente para quem violar a regra de quarentena, ou aglomerações de mais de seis pessoas. O uso da máscara será obrigatória para passageiros de táxis e para o pessoal que serve em bares e atende nas lojas.

Caso as pessoas não respeitem estas novas restrições, disse Johnson, o governo poderá aplicar novas restrições nas próximas semanas. “Se seguirmos juntos estas regras simples, ultrapassaremos juntos o inverno”, disse Boris.

“Mas agora é a altura de invocar a disciplina e a determinação e o espírito de união que nos vai fazer ultrapassar” a situação.

Num discurso em que piscou o olho ao espírito britânico vivido na II Guerra Mundial – e que fez lembrar em algumas passagens, palavras de Winston Churchill – Johnson disse: “Nunca na nossa história o nosso destino coletivo e a nossa saúde coletiva dependeram tão completamente do nosso comportamento individual”.

Na altura da Batalha de Inglaterra, em 1940, Winston Churchill proferiu a célebre frase, acerca dos pilotos britânicos: “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.

Covid-19. Reino Unido regista 4.926 infeções num dia, novo recorde desde maio

O Reino Unido registou nas últimas 24 horas 4.926 novos casos de Covid-19, um novo recorde desde maio, e 37 mortes, segundo o ministério da Saúde britânico, após o anúncio de novas restrições pelo governo britânico. Na segunda-feira tinham sido contabilizadas 4.368 novas infeções e 11 mortes.

O total acumulado desde o início da pandemia Covid-19 no Reino Unido passou esta terça-feira para 403.551 de casos de contágio confirmados e 41.825 mortes num período de 28 dias após um teste positivo.