O Ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, apelou esta terça-feira à população de Madrid para limitar os seus movimentos e contactos ao “essencial”, a fim de travar a propagação da epidemia de Covid-19.

“Recomendo à população de Madrid que reduza o mais possível os seus movimentos, que respeite escrupulosamente as medidas tomadas pelas autoridades sanitárias da região e que reduza ao máximo os seus movimentos àquilo que é essencial, assim como os contactos às pessoas mais próximas”, disse Salvador Illa à rádio Cadena Ser, sublinhando que “a situação mais preocupante é em Madrid”.

O presidente da câmara municipal de Madrid, José Luis Martínez-Almeida, também recomendou esta terça-feira que a população de Madrid “saia o menos possível”, tendo em conta a situação “preocupante” que a cidade está a viver devido à pandemia e instou os cidadãos a seguir as instruções das autoridades sanitárias.

Estas declarações foram feitas numa altura em que quase um milhão de pessoas na capital espanhola e arredores estão sujeitas a restrições rigorosas dos seus movimentos durante duas semanas desde a manhã de segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As mais de 850.000 pessoas atingidas (de um total de 6,6 milhões de habitantes na região) estão proibidas de sair da sua zona de residência, exceto por razões muito específicas: para ir trabalhar ou estudar, para visitar um médico, para responder a convocação jurídica ou para cuidar de pessoas dependentes.

No entanto, essas pessoas estão autorizadas a deslocar-se dentro do seu bairro e não são obrigadas a ficar em casa.

O governo da comunidade autónoma de Madrid, que é competente em assuntos sanitários, também decidiu reduzir de 10 para seis o número de pessoas que se podem reunir em público ou privado em toda a região.

A área metropolitana de Madrid é desde o início do corrente mês, assim como foi na primavera, o epicentro da pandemia em Espanha, um dos países europeus mais duramente atingidos pelo Covid-19.

As zonas afetadas pelas restrições registaram mais de 1.000 novos casos de Covid-19 por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, uma incidência cinco vezes superior à de Espanha no seu conjunto, que já é a mais elevada da UE.

Salvador Illa considerou também que as medidas tomadas em Madrid podem assegurar o controlo da epidemia e que não há necessidade de declarar o estado de emergência na região, um regime excecional que poderia permitir que a população ficasse confinada em casa como aconteceu na primavera em todo o país.

A Espanha registou até agora um total de mais de 670.000 casos de coronavírus, dos quais mais de 30.600 foram mortais.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 961.531 mortos e mais de 31,1 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.920 pessoas dos 69.200 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.