Com uma fotografia sua sentado num banco de um jardim, Alexei Navalny, o opositor de Vladimir Putin que terá sido envenenado, confirma nas redes sociais que teve alta hospitalar esta quarta-feira, depois de 32 dias (24 dos quais nos cuidados intensivos) de tratamento na Alemanha. Fala em “milagre” na sua recuperação e do seu “plano simples” para o futuro próximo: “Ver um fisioterapeuta todos os dias. Talvez um centro de reabilitação. Aguentar-me numa perna. Recuperar o controlo total dos meus dedos. Manter o equilíbrio”.

O russo publicou no Facebook uma imagem num parque, concretizando o seu desejo de ir a um lugar com árvores quando saísse do internamento. E na mensagem que acompanha a foto conta como quando se olha ao espelho encontra uma personagem do filme “Senhor dos Anéis”.

Em comunicado, o hospital Charite, em Berlim, afirma que a saúde de Navalny “melhorou o suficiente para que ficasse livre dos cuidados hospitalares”. Os médicos acreditam que recuperará completamente, ainda que seja cedo para aferir as consequências do “grave envenenamento”. Para já, aconselham-no a ler mais, escrever mais nas redes sociais e jogar videojogos, para manter o cérebro ativo.

Первый раз меня подвели к зеркалу, через 24 дня в реанимации (из которых 16 в коме). Из зеркала на меня посмотрел…

Posted by Алексей Навальный on Wednesday, September 23, 2020

O tratamento terá continuidade na Alemanha, apesar de o Kremlin dizer que o principal adversário do Presidente da Rússia é “livre” de voltar ao país, afirma a sua porta-voz num vídeo divulgado esta quarta-feira no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Navalny, de 44 anos, sentiu-se mal numa viagem de avião quando voltava a Moscovo depois de fazer campanha para as eleições locais em Tomsk, na Sibéria. Depois de internado dois dias num hospital em Omsk, nessa região, foi transferido para Berlim. Laboratórios alemães, franceses e suecos confirmaram que na origem na indisposição esteve o envenenamento com o mesmo ativo neurotóxico, desenvolvido na União Soviética, utilizado numa tentativa de envenenamento de Sergei Skripal há dois anos.

Segundo os membros da equipa de Navalny, vestígios de uma substância química neurotóxica do tipo Novichok foram detetados numa “garrafa de água de plástico normal” recolhida no quarto de hotel em que Alexei Navalny esteve hospedado na cidade siberiana.

Opositor russo Alexei Navalny foi envenenado com Novichok, confirma o governo alemão