789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Portugal regista quarto pior dia desde o início da pandemia e o pior de setembro

Este artigo tem mais de 3 anos

Foram confirmados 899 novos casos de Covid-19. É preciso recuar ao pico da pandemia para encontrar um número tão elevado em Portugal. Região mais afetada voltou a ser Lisboa e Vale do Tejo.

i

Matteo Corner/EPA

Matteo Corner/EPA

Desde o pico da pandemia de Covid-19 que não se registava um número tão elevado de novos casos em Portugal. Esta sexta-feira, o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a situação epidemiológica no país deu conta de 899 novas infeções, num total de 72.055. A maioria foi detetada na região de Lisboa e Vale do Tejo (505), assim como mais de metade dos óbitos (3) ocorridos nas últimas 24 horas.

Olhando para a evolução epidemiológica no país, é possível encontrar apenas três dias piores do que o de hoje em termos de novos casos: 10 de abril (1.516); 31 de março (1.035); e 28 de março (902). Em relação a este mês de setembro, que ficou marcado por um aumento considerável de infeções, este é o pior dia. O número mais próximo dos 899 casos registados foi o 19 de setembro, quando a DGS anunciou 849 novos casos.

Os novos casos desta sexta-feira representam também um aumento de 30,1% relativamente ao dia anterior, quando foram confirmados 691, uma descida em comparação a quarta-feira, o segundo pior dia desta semana, com 802 casos.

Em termos de distribuição geográfica, a seguir a Lisboa e Vale do Tejo, o Norte permanece a segunda região do país mais afetada pela pandemia em número de novos casos e também globalmente. Esta sexta-feira, foram confirmados 263 infeções, elevando o total para 25.869. Lisboa tem agora um total de 36.904 casos registados desde o início da pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dos 899 novos casos, 52 foram no Centro (que tem agora 5.885 casos totais), 47 no Algarve (1.513) e 30 no Alentejo (1.412). A Madeira (211 ao todo) não registou novas infeções e os Açores acrescentaram apenas 2 aos já confirmados (261).

Além dos 3 óbitos na região de Lisboa e Vale do Tejo, ocorreram dois no Norte e Centro do país, num total de cinco (mais 2 mortes do que nesta quinta-feira). Ao todo, o novo coronavírus já levou à morte de 1.936 pessoas no país, sendo o Norte a região onde a pandemia fez mais vítimas mortais (878).

Internamentos continuam a registar aumento gradual e atingem valor mais alto de setembro

Os internamentos, que têm vindo a registar um aumento gradual ao longo desta semana, atingiram o valor mais alto deste mês — atualmente, existem 624 doentes internados, depois de, nas últimas 24 horas, 36 pessoas terem dado entrada em hospitais com Covid-19, um crescimento de 6,1% em relação ao dia anterior. Além destas, um doente foi internado numa unidade de cuidados intensivos (UCI). As UCI têm agora 86 pessoas internadas com Covid-19.

Os casos ativos em todo o país são agora 23.116, depois de terem sido acrescentados 567 às contas da DGS, um aumento de 2,5% em relação a esta quinta-feira.

De quinta para esta sexta-feira, foram dados como recuperados 237 doentes, elevando o total para 47.003 desde o início da pandemia.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora