A autoridade regional de saúde reportou este sábado na Madeira três novos casos positivos de covid-19, sendo dois importados e um de transmissão local, totalizando 54 situações ativas e quatro doentes recuperados neste arquipélago.

“Hoje [sábado] há três novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira passa a contabilizar 211 casos confirmados de covid-19 no território regional”, diz o Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE) no boletim epidemiológico diário.

Na mesma informação, o instituto refere que estes novos casos são um importado do Reino Unido, outro de França e ainda um de transmissão local.

Além destas situações, a autoridade regional indica que existem mais dois casos que estão a ser estudados, decorrendo as respetivas investigações epidemiológicas.

O IASAÚDE salienta que há mais “quatro casos recuperados a reportar”, totalizando 157 pessoas que deixaram de estar infetadas com o novo coronavírus.

“São agora 54 os casos ativos, dos quais 44 são importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 10 de transmissão local”, menciona o IASAÚDE no boletim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre os casos ativos, o instituto destaca que estão a cumprir quarentena, estando 28 pessoas em isolamento numa unidade hoteleira, 25 em alojamento próprio e “um doente internado na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça”, no Funchal.

“À data, 16.068 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, sendo que 7.426 destas estão em vigilância ativa”, adianta o IASAÚDE.

A autoridade regional de saúde recorda que até este sábado “foram contabilizadas na Madeira 1.671 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram”.

Sobre a realização de testes de rastreio, o mesmo comunicado aponta que o laboratório do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) processou 110.186 amostras para teste até o fim do dia de sexta-feira.

Quanto à operação que tem por alvo os viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, a autoridade regional de saúde totaliza um cumulativo de 66.097 colheitas para teste realizadas até às 17:30 deste sábado.

No que concerne aos teste realizados em laboratórios contratualizados pelo Governo Regional no continente português, até quinta-feira “foram contabilizados 27.539 testes”, afirma.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 993.438 mortos e cerca de 32,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.944 pessoas dos 72.939 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.