A Califórnia sempre foi o estado norte-americano mais sensível às questões ambientais. Foi ali que modelos híbridos como Toyota Prius se tornaram populares e, de acordo com o governador Gavin Newsom, vai ser também este um dos primeiros locais do planeta a banir a venda de veículos com motores de combustão, a partir de 2035.

Legislar em favor do ambiente é relativamente fácil na Califórnia, uma vez que a maioria da população está a favor de uma redução das emissões para ter uma melhor qualidade do ar, mesmo que isso implique custos e impostos superiores. Na Europa, há cidades e países com metas tão boas como estas, mas nos EUA é raro um estado revelar tal aposta.

Ainda assim, analisando o anúncio do governador Newsom, é estranho que a proibição de venda de carros que queimam combustíveis derivados de petróleo se limite a veículos novos. O legislador deu-se mesmo ao trabalho de especificar que os veículos usados podem continuar a mudar de mão, o que deixou muitos apoiantes de Newsom a gritar por regras mais agressivas.

Por outro lado, não faz sentido os californianos esforçarem-se, a bem do país e do planeta, sem serem acompanhados por outros estados e países. Em média, um californiano emite 9 toneladas de CO2 por ano, bastante abaixo da média nacional de 16 toneladas por habitante/ano, o que coloca este estado do Pacífico como o líder dos EUA em emissões de carbono.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR