A Nikola atravessa um mau momento e tudo indica que o pior está por vir. Trevor Milton já não é o CEO, depois de ter sido acusado de mentir em relação ao real estádio de desenvolvimento da companhia que representava e às soluções de engenharia que a empresa reclamava. Recorde-se que a Nikola, sem nunca ter produzido um único veículo, viu o seu valor bolsista superar o da própria Ford. Ao que parece, a explicação para tal reside no talento de Trevor Milton para vender projectos que nem o próprio faria ideia de como seria possível concretizar, estando por isso a ser alvo de uma investigação quer por parte do Ministério Público quer por parte da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

Espantado com o valor da Tesla? Nikola passou Ford

Um desses “sonhos” foi apresentado como uma realidade a breve prazo: o Nikola One, um camião movido a electricidade, gerada a bordo graças ao recurso a células de combustível a hidrogénio. No horizonte, a promessa de ter um tractor com mais de um milhar de cavalos e até 2000 Nm de força, capaz de percorrer 800 a 1200 km entre operações de reabastecimento de hidrogénio, no que tardaria 15 minutos, no máximo. Depois do One, seguiu-se o Two e o Tre, este visando especificamente a Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este Nikola TRE é o camião eléctrico da Iveco

Mas, entretanto, a Tesla apareceu com o Semi. E foi aí que as coisas se complicaram: a Nikola processou a rival norte-americana de copiar o pára-brisas e a porta lateral da cabina, bem como a forma geral da carroçaria do One, exigindo-lhe 2000 milhões de dólares. O One que, sabe-se agora, terá sido filmado e promovido como protótipo funcional quando, na realidade, estaria apenas a deslocar-se embalado pela descida, faltando-lhe peças essenciais. Mas o juiz, antes de ter conhecimento dos factos agora tornados públicos, considerou que a acção interposta pela Nikola tinha mérito.

Chegada a altura de ripostar, a Tesla argumenta agora, como pode ver abaixo, que a Nikola copiou o design do Road Runner, um concept criado pelo designer croata Adriano Mudri, que trabalha para a Rimac e que concorreu no Michelin Design Challenge 2010, tendo o seu projecto sido um dos seleccionados para integrar o Salão Internacional do Automóvel da América do Norte de 2010.

Escreve o Financial Times que, numa viagem à sede da Rimac, em 2015, Milton terá conhecido Mudri e adquirido por “vários milhares de dólares” os desenhos do Road Runner e até a representação virtual do modelo em 3D. Dá-se a coincidência de, ainda como concept, o Road Runner ter sido projectado como um camião movido a células de combustível de hidrogénio, tal como a Nikola apresentou o One, um ano depois dessa alegada deslocação de Trevor Milton à Croácia.

A Rimac, que nunca tornou pública a intenção de materializar o concept do seu designer, até porque está concentrada nos superdesportivos, permanece em silêncio nesta disputa. Tal poderá dever-se ao facto de estar a negociar a aquisição da Bugatti ao Grupo Volkswagen, com o qual Elon Musk parece ter boas relações.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.