O ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa 2020” vai animar no fim de semana as aldeias históricas de Castelo Mendo, Almeida e Piódão, no interior do país, foi hoje anunciado.

Segundo a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, entidade promotora dos eventos, a localidade de Castelo Mendo (concelho de Almeida, distrito da Guarda) recebe na sexta-feira uma festa com o mote “D. Mendo, a Donzela que se fez Varão”.

No sábado, a vila de Almeida (Guarda) é animada com o evento “Almeida, 1843” e, no domingo, a aldeia histórica de Piódão (no concelho de Arganil, distrito de Coimbra), acolhe uma festa sobre a temática “A Estrada Real”.

Segundo a organização, a iniciativa a realizar na aldeia histórica de Castelo Mendo direciona-se para o património imaterial, a gastronomia e o imaginário transmitido de geração em geração, “mas também na sua História, estórias, património físico e simbólico”.

“Deste modo, procurar-se-á, explorar a alma da aldeia e das suas gentes, fomentando o envolvimento de todos nas tradições, dando especial ênfase à mulher e à sua força”, é referido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O programa inclui a conferência “Donzela que se fez varão”, no interior da Igreja de Santa Maria (18:00), ‘showcooking’ e jantar com ‘chef’ Álvaro Costa (19:30), concerto “Capicua” (21:30) e uma visita guiada/percurso performativo partindo da temática “Dom Mendo – Donzela que se fez Varão” (23:00).

No sábado, a festa acontece na vila de Almeida, com o tema “Almeida, 1843”, cuja programação está relacionada com a importância social da Roda dos Expostos.

O programa, que começa às 10:30 com a visita comentada “Pregão do Senado — Casa da Roda dos Expostos em Almeida, 1843”, inclui a apresentação da brochura “Almeida — A Casa da Roda dos Expostos, 1843” (18:00), um momento gastronómico pelo ‘chef’ Álvaro Costa (18:45) e o concerto “Do convento ao Quartel”, pela Orquestra Sem fronteiras, dirigida pelo maestro João Gaspar (21:00).

Depois de Almeida, o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa 2020” prossegue, no domingo, na aldeia histórica de Piódão (Arganil), com um evento sobre “A Estrada Real”.

“No seguimento da temática das últimas edições do ’12 em Rede – Aldeias em Festa’, a aldeia histórica de Piódão imerge novamente no século XIX para recriar as aventuras daqueles que utilizavam diariamente a Estrada Real e fizeram dela uma das mais importantes rotas comerciais e vias de comunicação entre a Beira Litoral e a Beira Interior”, segundo a entidade promotora.

A festa começa pelas 10:30 com “Colherofone”, com Kin Thiessen, seguindo-se “Cozinha do Piódão: Os Sabores dos Produtos de Cá” (11:00), “Há Sons Cá”, com Inês Lúzio (12:30), Descamisada na Eira “Milho-Rei, Milho Rei! ” (15:30), inauguração da instalação Mário Vitória (16:30), “Poemas de Torga”, por Sinde Filipe (17:30), e atuação de Noiserv (18:30).

Tendo em conta a situação de pandemia, os eventos serão adaptados ao contexto atual (participação limitada e sujeita a inscrição prévia) e transmitidos ‘online’.

O ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa 2020” prossegue em Sortelha (17 de outubro), Castelo Novo (24), Idanha-a-Velha (31) e Monsanto (07 de novembro).