A produção industrial aumentou 3% em agosto em termos homólogos, e recuperou 11,8 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês de julho, segundo o Índice de Produção Industrial divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Segundo o INE, o índice registou uma variação homóloga de 3%, uma melhoria face aos -8,8% observados em julho, sendo que esta evolução foi particularmente influenciada pelo agrupamento de energia, sem o qual o índice agregado registou uma subida de 0,9%, quando em julho se observou uma queda de 8,3%.

A taxa de variação da secção das indústrias transformadoras, por sua vez, situou-se em 2,2%, contra -8,2% no mês anterior.

De acordo com o INE, todos os grandes agrupamentos industriais melhoraram face ao mês anterior, em termos homólogos.

O contributo mais intenso partiu do agrupamento de energia, que representou um aumento de 2,3 p.p. para o índice total, originado por uma subida de 13,6%, depois da queda homóloga de 11,3% no mês anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já os agrupamentos de bens intermédios e de bens de consumo contribuíram positivamente com 0,7 p.p. e 0,3 p.p., respetivamente, ao registarem aumentos homólogos de 2% e de 0,8%, (-8,7% e -5,1% em julho), pela mesma ordem.

O INE refere ainda que a única contribuição negativa (-0,2 p.p.) se observou no agrupamento de bens de investimento que, mesmo assim, passaram de uma queda de 14,3%, em julho, para um recuo de 1,1% em agosto.

JS // JNM

Lusa/Fim