Notícia em atualização

Doze dos 17 migrantes marroquinos em situação ilegal que fugiram do quartel do Regimento de Infantaria nº1 do Destacamento de Tavira, durante a madrugada de quinta-feira já foram detidos, confirmou fonte oficial do SEF ao Observador.

Os dois homens foram detidos em Castro Marim, a cerca de 30 quilómetros de Tavira, e um deles “é o que está infetado” com Covid-19, precisou a Lusa. Outro migrante foi esta sexta-feira capturado em Espanha, tendo sido localizado pelas autoridades espanholas em Ayamonte, a cidade espanhola mais próxima da fronteira com o Algarve, a cerca de 40 quilómetros de Tavira, de onde o grupo se tinha evadido na madrugada de quinta-feira, de acordo com fonte do SEF.

Após a captura de 12 elementos do grupo, as autoridades continuam as buscas para capturar os restantes seis que ainda continuam em fuga do grupo de 17 migrantes que na quinta-feira de madrugada escapou de um quartel do exército em Tavira.

Dois dos migrantes detidos na quinta-feira acusaram positivo à Covid-19 e encontravam-se em quarentena profilática, adiantou entretanto o SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras).

Um dos migrantes detidos foi transportado para o Hospital de Faro, após se ter ferido num pé durante a fuga, disse o subintendente Nuno Carocha, da direção-geral da PSP, à rádio Observador. Os migrantes estavam à espera de ordem de expulsão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Ministério da Administração Interna (MAI)  já anunciou que vai abrir um inquérito pela fuga dos cidadãos estrangeiros. Em comunicado, a tutela fez saber que se vai averiguar “as circunstâncias da referida fuga e de eventuais responsabilidades disciplinares de elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Polícia de Segurança Pública”.

De acordo com a SIC Notícias, os 17 migrantes terão escapado através de uma janela do edifício onde estavam instalados.

Este grupo faz parte dos 28 marroquinos (incluindo 1 menor), “desembarcados na Ilha Deserta no passado dia 15 de setembro”, explica o SEF em comunicado. Destes 24 homens “foram instalados no Quartel de Tavira e três mulheres na Unidade Habitacional de Santo António, no Porto. O menor foi entregue ao Tribunal de Família e Menores de Faro”.

Decorre agora a busca pelos seis fugitivos por todo o comando distrital de Faro, estando cerca de uma centena de oficiais no terreno, em articulação com os restantes órgãos de polícia criminal nacionais e espanhóis. O controlo nas fronteiras com Espanha está a ser feito desde a madrugada de quarta-feira tendo havido na quinta-feira o patrulhamento da A22.

Esta não é a primeira vez que migrantes fogem dos locais onde esperam pela ordem de expulsão em Portugal: em junho, três fugiram do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, por uma brecha no teto.

Texto atualizado às 18h19 de 2 de outubro com a informação de mais um detido.