A Fiat promete ter no 500 eléctrico uma excelente proposta para um veículo a bateria pequeno, ágil e com estilo. À muito apreciada estética do 500, de longe o modelo mais popular do fabricante e um dos mais atraentes do mercado, os italianos aliam uma bateria anormalmente grande para um veículo com apenas 3,6 metros de comprimento, ou 2,3 metros de distância entre eixos (ambas ligeiramente superiores às do modelo actual com motor de combustão). É isto que lhe assegura uma autonomia acima da média da classe, tornando-o uma proposta particularmente apetecida.

A novidade é que depois do 500 eléctrico, ou EV, com a habitual carroçaria de duas portas que caracteriza o simpático veículo italiano, a Fiat está já a preparar uma versão mais familiar. Não se trata de oferecer mais espaço atrás, pois isso obrigaria a um novo chassi com maior distância entre eixos. Trata-se, isso sim, de uma versão do 500 com melhor acesso aos bancos traseiros, solução que será bem-vinda para quem quer instalar adultos com alguma agilidade no banco posterior, ou até sentar crianças de tenra idade, com cintos e tudo.

Fiat 500 eléctrico arrasa com 320 km de autonomia

Para esta classe de condutores, segundo a Automotive News, a Fiat concebeu uma versão não com duas, mas com três portas, em que duas estão do lado direito, sendo a traseira do tipo suicida, abrindo ao contrário, da frente para trás. Sem o pilar B (central), o Fiat 500 de três portas ganha em versatilidade, aumentando apenas 60 kg no peso total, fruto da porta extra e dos reforços necessários para compensar o corte do pilar.

Com a bateria a continuar nos 42 kWh de capacidade, o motor a debitar 118 cv e a autonomia a rondar 320 km, o Fiat 500 eléctrico com três portas terá alguma vantagem face aos seus principais adversários, designadamente o Mini Cooper SE, com 32,6 kWh e 270 km entre recargas, o Honda “e” (35 kWh e 222 km) e o Mazda MX-30 (35,5 kWh e 200 km).

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