O treinador Ruben Amorim admitiu este sábado que o Sporting não está em pé de igualdade com os adversários diretos na luta pelo título da I Liga de futebol, mas garantiu que não desiste da sua equipa.

Recentemente recuperado da covid-19, o técnico dos ‘leões’ enfrentou, pela primeira vez nesta época, a imprensa, na Academia de Alcochete, e assumiu que o Sporting não tem as mesmas ‘armas’ que Benfica e FC Porto, mas sublinhou que cabe à sua equipa técnica “trabalhar com isso”.

“Na grandeza está [em pé de igualdade], mas no resto é impossível. Cabe-nos trabalhar com isso. Parece-me que há muita gente que já desistiu da equipa do Sporting, mas eu, como treinador, não desisto. Por mais que desistam, dentro e fora do Sporting, vão ter uma vida difícil porque nós vamos dar luta e vamos ser competitivos”, prometeu Ruben Amorim.

Ainda na ‘ressaca’ da pesada eliminação no ‘play-off’ da Liga Europa, com uma derrota em casa, por 4-1, frente aos austríacos do LASK Linz, o técnico assumiu que a sua análise a esse desafio não é “popular”, mas explicou por que motivo a mensagem que passou aos jogadores foi a de ter consciência que “deram tudo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Já tivemos vitórias em que jogámos muito menos do que naquele dia. Marcaram um golo de bola parada, depois há uma falta não assinalada de um lado e um golo do outro. E a partir da expulsão [de Coates] o jogo acabou. Não é a coisa mais popular de se dizer, mas não lhes posso dizer nada porque deram tudo e há que seguir em frente”, apontou.

O técnico considerou ainda “normal” que se critique a equipa “quando surge um mau resultado”, mas recusou que o problema resida no sistema de jogo com três defesas.

“Não foi por aí que perdemos. Se marcam o penálti sobre o Nuno Mendes, o jogo era diferente, e não estou a querer desculpar-me com a arbitragem. Se o Coates acerta na bola e não é expulso, o jogo era diferente. Não tem a ver com o sistema tático. O treinador tem de estar preparado para isso [as críticas] e nós vamos seguir o nosso caminho como temos feito”, desvalorizou.

E “o caminho” é já uma viagem ao Algarve, para o jogo com o Portimonense, no domingo, que “vai ser complicado” porque é frente a um adversário que “tem vindo a crescer já desde a época passada” e que, por enfrentar o Sporting, “não tem grande pressão”.

Muito improvável, no Algarve, será a utilização de Wendel, uma vez que o brasileiro “não treinou esta semana”, revelou Ruben Amorim, questionado sobre a possibilidade de o médio ser transferido para o Zenit, da Rússia, mas sem adiantar mais detalhes.

Ainda sobre o mercado de transferências e a composição final do plantel que terá à sua disposição, o treinador disse, sobre Rafael Camacho, que “no fim do mercado logo se faz balanço de quem fica e quem sai”, enquanto sobre Ristovski afirmou que “hoje não está [nas opções], mas amanhã pode estar”, confirmando a insatisfação com a atitude do macedónio num treino.

“Há um caminho a seguir e quando se desviam do caminho creio que é a única maneira de levar a bom termo”, assumiu.

O Sporting visita o Portimonense, no domingo, às 21:00, em encontro da 3.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol onde os ‘leões’ procuram regressar às vitórias e somar o segundo triunfo consecutivo noutros tantos jogos do campeonato.

Depois de ver adiado o encontro da 1.ª jornada, com o Gil Vicente, devido ao elevado número de casos de covid-19 em ambas as equipas, os ‘leões’ tiveram um bom arranque com vitórias por 1-0 frente ao Aberdeen (Liga Europa) e 2-0 sobre o Paços de Ferreira (I Liga), mas ‘derraparam’ na quinta-feira no regresso às competições europeias.