Os testes de despistagem à Ccovid-19 a todos os profissionais do hospital de Beja já foram concluídos, mantendo-se 36 casos ativos e menos seis profissionais em vigilância ativa, foi divulgado esta segunda-feira.

Em comunicado publicado na sua página na Internet, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), explica que após terem sido efetuados “aproximadamente” 1100 testes, não existem casos adicionais e nenhum caso inconclusivo. Entre os 36 infetados confirmados, há 16 enfermeiros, nove médicos, sete assistentes operacionais, dois assistentes técnicos e dois técnicos superior de diagnóstico e terapêutica. Já em vigilância ativa com isolamento profilático de 14 dias encontram-se 50 profissionais.

Devido ao surto, que foi identificado no passado dia 24 de setembro, a ULSBA reforçou as medidas de segurança e higiene, alargou o rastreio a profissionais e decidiu realizar testes de despiste de Covid-19 a todos os funcionários do hospital. Como “medida adicional”, na passada terça-feira, uma empresa especializada fez uma desinfeção suplementar do bloco operatório, através de vaporização de peróxido de hidrogénio e radiação ultravioleta.

No comunicado é ainda referido que a atividade cirúrgica de urgência se mantém em funcionamento e que estão a decorrer, “com normalidade”, as consultas de especialidade e outros atos médicos e de enfermagem e exames.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR