Segundo a informação divulgada, desde o início deste mês os viajantes isentos de visto (em que se incluem os dos países da União Europeia) podem entrar em Marrocos desde que tenham um teste a covid-19 negativo (emitido até 72 horas antes da hora de partida da viagem) e uma reserva num estabelecimento de alojamento turístico em Marrocos ou um convite de uma empresa marroquina.

Marrocos tem as fronteiras fechadas desde 13 de março, mas o Governo já tinha anunciado que iria permitir a entrada de empresários e turistas desde que tivessem uma reserva de hotel e testes feitos antes de viajarem.

Segundo informações da agência de notícias Efe, este fim de semana, o continente africano superou os 1,5 milhões de contágios por covid-19, com mais de 36 mil mortos. O reino magrebino conta com 131.228 casos de contágio e 2.293 mortos.

A semana passada, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse que Portugal está a discutir com Marrocos, já em fase avançada, um programa de imigração legal, que espera concluir em breve e que visa também “obstar a que se verifiquem fenómenos de imigração ilegal”.

Algumas dezenas de migrantes ilegais, provenientes do Norte de África, têm desembarcado na costa algarvia nos últimos meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR