Depois de ter sido internado na sexta-feira no hospital militar Walter Reed, em Washington D.C., devido ao novo coronavírus, Donald Trump regressou esta segunda-feira à Casa Branca. Depois de uma curta viagem a bordo do helicóptero presidencial, o Marine One, o Presidente dos Estados Unidos da América aterrou nos jardins da Casa Branca, entrando pela varanda da Sala Azul, onde tirou a máscara apesar de ainda ter Covid-19 e fez continência.

Trump não fez qualquer declaração à chegada à Casa Branca, optando por utilizar o Twitter para se dirigir aos norte-americanos. Num vídeo divulgado através desta rede social, o Presidente dos Estados Unidos elogiou o pessoal médico do Walter Reed, onde aprendeu “tanto” sobre o coronavírus. E deixou um conselho, que repetiu várias vezes ao longo da mensagem e noutras publicações feitas no mesmo dia: “Uma coisa é certa, não deixem que [o coronavírus] vos domine. Não tenham medo. Vamos vencê-lo”.

Procurando suavizar o impacto da doença, que já provocou a morte de 210.192 pessoas no país, Donald Trump disse que os Estados Unidos têm à sua disposição “o melhor equipamento médico, os melhores medicamentos, todos desenvolvidos recentemente”, e que foi graças a eles que conseguiu melhorar tão rapidamente: “Não me sentia muito bem [na sexta-feira]. Dois dias depois, sentia-me ótimo, melhor do que há muito tempo, melhor do que há 20 anos”, disse, admitindo que está tão bem que podia ter deixado o hospital há mais tempo. “Se calhar estou imune, não sei”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente adiantou ainda que uma vacina estará pronta “muito em breve”, no mesmo dia em que o The New York Times noticiou que a Casa Branca bloqueou as diretrizes da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA na sigla original) para uma vacina contra a Covid-19 que impedia que a sua utilização fosse autorizada antes das eleições presidenciais, a 3 de novembro. Trump disse várias vezes que uma cura para a doença estará pronta antes dos norte-americanos elegerem um novo Presidente.

A Casa Branca anunciou na sexta-feira que Trump tinha testado positivo para o novo coronavírus. O Presidente é um de vários casos positivos com ligação à sua residência, onde o uso de máscara em eventos oficiais continua a ser opcional. Apesar dos “sintomas leves” iniciais, Trump acabou por dar entrada no Walter Reed no mesmo dia, permanecendo internado até esta segunda-feira. Apesar de ter recebido alta hospitalar, vai continuar a ser acompanhado de forma estrita e rigorosa por uma equipa médica na Casa Branca.

Numa conferência de imprensa, o médico do Presidente, Sean Conley, explicou que Trump ia “voltar para uma instalação, a Unidade Médica da Casa Branca, que tem médicos, enfermeiros e outros profissionais de excelência em vigilância “24/7″, ou seja, “em permanência”. A saída do Walter Reed foi justificada pela melhoria significativa do estado de saúde do Presidente nas últimas 24 horas, que “superou todos os critérios habituais para a alta hospitalar”. “Passaram mais de 72 horas desde a última febre e os níveis de oxigénio estão normais”, adiantou Conley.

Trump, que garantiu no Twitter que voltará à campanha “muito em breve”, pretende participar no próximo debate eleitoral, a 15 de outubro, revelou um porta-voz.

Artigo atualizado às 9h52