O segundo teste de despiste à Covid-19 do presidente do Governo Regional da Madeira, efetuado esta terça-feira, depois de ter participado no Conselho de Estado, deu negativo, tal como o primeiro, disse fonte da presidência do executivo.

“O segundo teste deu também negativo”, declarou a mesma fonte à Lusa.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, fez o primeiro teste à chegada à região depois de ter participado no Conselho de Estado, em Cascais (distrito de Lisboa), tendo repetido esta terça-feira a análise. Os vários participantes do Conselho de Estado da semana passada realizaram no domingo à noite os testes de despiste à Covid-19, após a Presidência da República ter sido informada de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a Covid-19, e os resultados foram conhecidos já de madrugada.

Os testes de diagnóstico realizados pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa, deram negativo, resultado idêntico ao de cinco conselheiros de Estado: os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã. O Conselho de Estado reuniu-se na terça-feira passada, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 14h e as 18h, tendo como convidada a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta foi a primeira reunião presencial do órgão político de consulta do Presidente da República em período de pandemia de Covid-19, depois de duas reuniões por videoconferência. O chefe de Estado escolheu o Palácio da Cidadela precisamente para “assegurar o devido distanciamento físico“, de acordo com uma nota da Presidência da República.

A Presidência foi informada de que Lobo Xavier estava infetado com o novo coronavírus, pelo próprio, no domingo ao fim da tarde, e “avisou de imediato todas as pessoas que estiveram presentes” na reunião de terça-feira em Cascais, disse à Lusa fonte oficial de Belém.

Dos 19 membros do Concelho de Estado, apenas o ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, não participou nesse encontro, a que três conselheiros – Carlos César, Vasco Cordeiro e António Damásio – se juntaram por videoconferência, enquanto os restantes compareceram presencialmente.

O Conselho de Estado é composto pelos titulares dos cargos de presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, provedor de Justiça, presidentes dos Governos Regionais e pelos antigos Presidentes da República. Integra ainda cinco cidadãos designados pelo chefe de Estado, que são António Lobo Xavier, Eduardo Lourenço, Luís Marques Mendes, Leonor Beleza e António Damásio, e cinco eleitos pela Assembleia da República: Carlos César, Francisco Pinto Balsemão, Francisco Louçã, Rui Rio e Domingos Abrantes. Ursula von der Leyen fez um teste na quinta-feira, com resultado negativo.